A Corsan está ampliando o abastecimento de água em Santo Antônio da Patrulha com a instalação de um novo poço artesiano no bairro Menino Deus. Após a perfuração e medição da sua vazão, dentro de 60 dias serão concluídas as demais etapas.
Os testes iniciais de vazão indicaram uma capacidade de 17 litros por segundo, que deverá ser aumentada e poderá abastecer cerca de 5,1 mil habitantes. O poço é do tipo surgente, quando a água chega à superfície sem bombeamento. Localizado na ERS-030, ele será interligado à rede de abastecimento por uma tubulação de 2,7 mil metros de extensão até os reservatórios localizados na Cidade Alta.
As próximas etapas compreendem a montagem do cavalete (equipamento que liga o poço à rede) e a parte elétrica. Também serão construídos abrigo para o quadro de comando e demais itens, como a casa de química (onde são dosados o cloro e o flúor para tratamento da água) e cercamento.
Um dos benefícios da perfuração dos poços é que o tratamento dessa água para alcançar a potabilidade é mais simples e ágil. “Além do poço, já estamos finalizando o nosso Plano Verão para garantir uma maior segurança hídrica na região por meio de várias ações e novas estruturas. Em Santo Antônio da Patrulha, ainda vamos fazer melhorias no sistema de bombeamento, qualificando ainda mais o sistema de abastecimento”, projeta o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.