Inaugurada a escola Municipal de Ensino Fundamental Suely Silveira Soares

Uma tarde para ficar na história da comunidade de Gravataí, mais precisamente na memória dos moradores do Residencial Breno Garcia, na parada 103 da ERS-030. O prefeito Luiz Zaffalon, acompanhado do ex-prefeito Marco Alba, inaugurou a primeira escola municipal de ensino fundamental (EMEF) do maior empreendimento imobiliário popular do sul do país, que conta com 2.025 residências. A instituição de ensino leva o nome de Suely Silveira Soares, mãe do ex-prefeito e atenderá crianças, adolescentes e adultos em nível de Educação Infantil, Ensino Fundamental e ainda na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Zaffa lembrou que a escola, que leva o nome da “dona Suely, é uma homenagem as centenas de mulheres que moram no residencial e em tantos outros locais da cidade e que são chefes de suas famílias”. “Estamos entregando uma escola que tem tudo de melhor no que diz respeito a educação pública. Aqui firmo um compromisso de entregar tantas mais escolas sejam possíveis, assim como esta, aonde as pessoas da nossa cidade mais precisarem”, garantiu o prefeito, ressaltando que por meio do Breno Garcia foram garantidas moradias dignas para muitas pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade extrema. Mãe do menino Rômulo, de apenas 6 anos e estudante do primeiro ano, Pâmela Rodrigues, foi até a cerimônia de inauguração da escola por acreditar que este será um marco na vida do seu filho. “A escola é linda, espero que aqui as crianças sejam felizes, acolhidas e que aprendam muito, para crescerem pessoas boas e com futuro.” Já o pequeno Rômulo, com uma curiosidade no olhar, ressaltou que é na escola que fará amigos. “Aqui, vou aprender as letras, os números e vou brincar muito”, disse o menino sorridente.

Ofertar educação é cuidar das pessoas
Em uma cerimônia cheia de emoção, o filho da dona Suely, o ex-prefeito Marco Alba, relembrou a sua maior determinação como político, que é a de cuidar das pessoas.
“Essa escola representa a vida de uma mãe que abriu mão de diversos prazeres da vida, menos o prazer de cuidar, educar e preparar os seus filhos para a vida. O objetivo da nossa gestão, que iniciou com o falecido Acimar Silva, passou por mim e agora tem o Zaffa, é mudar a vida dos outros para melhor. Hoje, estamos vivenciando a vitória das mais de duas mil famílias que habitam o Residencial Breno Garcia”, disse, Alba. Nora de Suely, a deputada estadual Patrícia Alba ressaltou que muito mais importante que a obra física realizada, é a forma como a escola levará educação de qualidade para as crianças que farão daqui a sua casa. “Estamos vivendo o futuro de toda a comunidade de Gravataí. É uma oportunidade para que a população possa ter uma vida muito mais digna no futuro.”
A secretária municipal de educação Sonia Oliveira afirmou que estar dentro da escola pronta é a realização de um sonho. “Graças a essa gestão de sucesso, estamos entregando para mais de 800 alunos uma escola modelo, com tecnologia de ponta e que nos enche de orgulho.”

Saiba mais sobre a EMEF Suely Silveira Soares
A EMEF Suely Silveira Soares é o primeiro equipamento público desta modalidade de ensino instalado no residencial. Ela atenderá crianças a partir dos quatro anos de idade, ofertando pré-escola, Ensino Fundamental regular e EJA. O objetivo é oportunizar uma educação de qualidade e sem precedentes naquela região, bem como o aumento do elenco dos direitos protegidos para milhares de famílias de Gravataí.
O projeto modelo conta com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e ginásio de esportes, entre outras instalações. A escola está localizada na Rua Coqueiro do Sul, em uma área construída de 3.247,89 metros quadrados. A obra custou em torno de R$ 4 milhões, por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal e foi executada pela empresa Elo Construções e Instalações.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade