Consolidando a presença da FURG em Santo Antônio da Patrulha, o reitor Danilo Giroldo e comitiva, juntamente com o prefeito, o presidente da Câmara, demais vereadores e lideranças locais, promoveu na terça-feira, da semana passada, a inauguração de novos espaços no Campus da universidade localizados no bairro Bom Princípio, além da assinatura de dois acordos de cooperação entre a instituição e a prefeitura. Os visitantes também conheceram os espaços turísticos que passam por um processo de revitalização e participaram do lançamento do livro escreito pelo professor Antônio Valente e que registra a história da FURG na cidade até 2019, quando completou dez anos de atividades.
Na oportunidade, formaram a comitiva da FURG o reitor, Danilo Giroldo; a ex-reitora Cleuza Maria Sobral Dias; a diretora do Instituto de Matemática, Estatística, Física e Química (Imef), Adriana Elisa Ladeira Pereira; a diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Audrei Fernandes Cadaval; o diretor da Escola de Engenharia (EE), Cezar Augusto Bastos; e o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), Arthur Gibbon.
Em Santo Antônio da Patrulha, o grupo foi recepcionado pelo diretor e vice-diretora do Campus FURG-SAP, Antônio Valente e Darlene Webler, durante a ação de abertura, realizada na unidade Bom Princípio. Na ocasião, estiveram presentes representantes do poder executivo e legislativo do município, servidores lotados na unidade e representações estudantis.
Durante sua fala de abertura, Valente recordou que a história da FURG no município começou anos antes da instalação do Campus, mais precisamente em 2004, quando realizou-se um trabalho conjunto entre professores e comunidade local para a oferta do curso presencial de formação em pedagogia. “Essa relação entre a instituição e a cidade foi tão profícua que, em 2009, foi viabilizado o grande sonho da comunidade, o de possuir cursos de educação superior no município de forma pública”, explicou o diretor.
Atualmente o Campus conta com cerca de 600 estudantes, cinco cursos de graduação e quatro de pós-graduação, além da recente instalação do parque científico e tecnológico. “Eu nunca canso de dizer que a participação da comunidade é essencial para o sucesso dessa história, a resposta aos projetos, aos cursos, às ações, é imediata”, destacou Valente.
INAUGURAÇÕES
Com uma série de melhorias estruturais em andamento na unidade Bom Princípio, o grupo foi conduzido pelos gestores do Campus para uma visita à obra de ampliação da área coberta do Ponto de Convívio dos estudantes. Em frente ao local, em um ato simbólico, foi inaugurado o Pavilhão 01, espaço que conta com salas de aula, laboratórios, espaço de permanência docente e espaço de aprendizagem coletiva.
MAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Voltadas para a prática esportiva e intermediadas pela atlética do Campus, outras duas obras estão em andamento na unidade: uma quadra de futebol e uma quadra de vôlei de areia.
Segundo o prefeito municipal, Rodrigo Massulo, a inauguração dos novos espaços demonstram o tamanho dos esforços dedicados pela FURG para a transformação e o desenvolvimento regional. “Hoje é um dia de festa e muita alegria. Embora tenhamos sido assolados por uma pandemia, essa universidade e esse Campus não pararam de trabalhar um minuto e a prova disso são essas inaugurações”, disse.
Para Cleuza, o sucesso na expansão e melhoria contínua da capacidade instalada do Campus FURG-SAP se deve aos esforços somados da comunidade acadêmica e da comunidade patrulhense. “Hoje temos essa área maravilhosa graças ao esforço do corpo técnico e docente, e à comunidade local que valoriza e incentiva as ações da universidade no município. Em todos os momentos bons e em cada desafio, sempre fomos muito bem acolhidos”, declarou a ex-reitora, que adiciona: “Quero dividir essa alegria e essa conquista com a professora Dilce Vicente e com o ex-reitor, João Carlos Cousin, responsáveis pela concretização desse sonho antigo de expandir as atividades da FURG”, concluiu.
RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA
O reitor, por sua vez, destacou a grande responsabilidade da gestão administrativa da universidade em levar adiante a cultura institucional de busca conjunta de ações para o desenvolvimento da região. “Os desafios são grandes, e temos clareza da conjuntura que estamos, mas é preciso reconhecer os desafios e saber onde queremos chegar. É preciso ter projetos e prioridades para que sejam articulados caminhos possíveis para atingir os objetivos da melhor forma possível”, introduziu Danilo.
“Toda vez que chegamos em Santo Antônio da Patrulha percebemos o movimento local proveniente da soma de esforços da comunidade para que as ações da universidade sejam valorizadas e incentivadas. É a partir dessa associação entre atores sociais que podemos trabalhar conjuntamente pelo desenvolvimento territorial e pela melhora de qualidade de vida da população”, complementou o reitor.
Após a visita ao Centro Histórico, ocorreram, no Centro de Convenções Qorpo Santo, as assinaturas de termos de cooperação entre a FURG e a prefeitura municipal, fato já noticiado na edição anterior deste Jornal.
LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO
Encerrando a agenda, a comitiva, em conjunto com os demais participantes das atividades anteriores, participou do lançamento do livro “Campus FURG-SAP 10 anos”. A obra, redigida pelo diretor Antônio Valente, compila imagens, dados e narrativas que remontam a história da instalação do Campus, em 2009, até 2019. O lançamento do manuscrito estava previsto para acontecer em 2020, porém, em função da pandemia e das medidas de isolamento social e prevenção a aglomerações, foi adiado por tempo indeterminado até a expressa melhora das condições sanitárias locais, regionais e estaduais.

Redação: Comunicação/FURG com complemento da Folha Patrulhense

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade