How are you? A importância do inglês para o futuro e para o mercado de trabalho

Uma pesquisa do site de empregos Catho revela que a diferença salarial entre um profissional com e sem domínio do inglês pode chegar a 70%. Diante disso, é possível dizer que essa estimativa só reforça a importância de ter um segundo idioma tanto para a vida pessoal, quanto para o mercado de trabalho. De acordo com a professora de inglês e coordenadora dos cursos de Idiomas do Senac Gravataí, Cleide Cândido, são muitos os benefícios de se ter um segundo idioma.

Afinal, compreender, escrever e falar uma nova língua abre portas e traz oportunidades. “O inglês possibilita que brasileiros em funções como TI e comércio do exterior, por exemplo, tenham oportunidades de trabalho em outros países. Além disso, saber o idioma é poder exercitar a memória e conseguir um melhor emprego e salário. Em média quem sabe se comunicar em uma segunda língua, e em especial o inglês, consegue ganhar duas vezes mais do que pessoas na mesma função sem este conhecimento”, ressalta a docente.

Além de ser uma das línguas mais faladas no mundo, considera-se que o inglês é fundamental para quem tem o sonho de estudar, trabalhar e/ou estudar fora do país. “Se arriscar e se dedicar a aprendizagem deste idioma é com certeza manter o currículo no topo da lista, com possibilidade de salário atrativo e emprego melhor. Quando se aprende inglês, você conhece qualquer lugar e vive em qualquer parte do mundo. Portanto, é óbvio que aprendê-lo é obter sucesso na carreira e benefícios a perder de vista, desde de oportunidade de morar fora e estudar em instituições renomadas, a conquistar os melhores salários para aproveitar as viagens pelo mundo inteiro. Não há perdas neste aprendizado, pelo contrário, basta que estejamos abertos a exposição deste idioma e conscientes de sua importância”, exemplifica Cleide.

Com o avanço da tecnologia, consequentemente utiliza-se outros idiomas enquanto usuários de redes sociais, ferramentas digitais, etc. No caso do inglês, ele é uma das línguas mais usadas pelos próprios aplicativos e serviços dentro do universo digital. “Todos dias nos deparamos com pessoas com dificuldade de fazer uso das redes sociais ou os infinitos recursos de aplicativos, justamente por não saberem inglês. É lamentável que isso aconteça, as pessoas deveriam se motivar a aprender, pois fugir definitivamente não é a solução, mas sim uma forma de negativamente se afastar da facilidade que a tecnologia pode nos proporcionar”, pontua a especialista.

Já quando o assunto é aprender idiomas no Senac, inglês, espanhol e libras são considerados pilares na área, pois cada uma delas com suas peculiaridades tem sua importância efetiva. Segundo Cleide, o profissional do futuro deveria ampliar seus conhecimentos em línguas e aprender estes três idiomas que fazem a diferença no mercado de trabalho. “O Senac prioriza a excelência contratando profissionais capacitados e com experiência em suas áreas de atuação. As aulas são dinâmicas e divertidas, pois entendemos que aprender um segundo idioma deve ser algo leve e divertido e não um pesadelo”, explica.

Além disso, a docente ressalta que os profissionais em suas áreas trazem a língua para a rotina diária dos alunos. “Quando você aproxima o idioma que está sendo aprendido no dia a dia do aluno, ele consegue vislumbrar como usar e se apropriar de forma mais efetiva e assertiva. Não há nada melhor do que você ter a compreensão real do quanto e como o idioma ao qual você está se dedicando em aprender pode de fato fazer parte integrante da sua vida lhe trazendo muitos benefícios”, destaca Cleide.

Desta forma, o Senac tem entre seus objetivos tornar os alunos bilíngues, trilíngues e assim por diante. “Queremos que os alunos realmente saibam se expressar na língua em que se dispõem em aprender.
A instituição quer que o certificado seja real e não só mais um papel para incluir no currículo. Então, o nosso compromisso e a vantagem para o aluno é sair daqui falando o idioma de forma clara, objetiva e confiante”, finaliza a docente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade