Foi assinada, na última segunda (31/10), a portaria que autoriza o município de Santo Antônio da Patrulha a adquirir um novo mamógrafo para atendimento no Hospital Municipal (HSAP).
Em função dos bloqueios na BR-290 (Freeway), o ato, que aconteceria na Câmara de Vereadores, foi antecipado e deslocado para o restaurante Casa DaColônia, a pedido da assessoria da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O objetivo foi de tornar seu retorno para a capital mais seguro e ágil, usando a ERS-030 como rota alternativa.
SAÚDE MAIS RESOLUTIVA
A mudança de formato da solenidade não diminuiu sua importância. Arita declarou que “certamente queremos que a saúde seja cada vez mais resolutiva, qualificada e próxima da população. Nesse mês de outubro, dedicado à prevenção do câncer de mama, conseguimos consolidar esse ato, que simboliza o cuidado do Governo do Estado com a saúde das mulheres. Ganha Santo Antônio e ganham, acima de tudo, as mulheres”.
A secretária ainda destacou que, em virtude da não realização da solenidade que estava programada, pretende retornar em breve ao município, para uma comemoração a altura da relevância deste momento.
EQUIPAMENTO
Segundo o prefeito Rodrigo Massulo “hoje é um dia de festa para o nosso município. Um dia de festa, porque estamos adquirindo um equipamento fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, tema que ganha especial atenção nesse mês. Nos próximos dias, vamos contar com um equipamento com tecnologia avançada e capaz de gerar resultados mais precisos para as pacientes”.
“Trata-se de uma conquista importantíssima, cuja construção iniciou em abril, em audiência na Secretaria Estadual da Saúde. Na ocasião, pleiteamos o equipamento e, prontamente, obtivemos uma resposta positiva da secretária Arita. Em seguida, enviamos o plano de trabalho, detalhando o projeto de compra, e recebemos a boa notícia, que foi a inclusão de Santo Antônio da Patrulha na etapa 04 do AvançarRS”, concluiu o prefeito.
SECRETÁRIO
“Esse foi um dos nossos primeiros enfrentamentos quando assumimos a Secretaria Municipal da Saúde”, relembra o secretário Antônio Selistre. “Por ser muito antigo, o mamógrafo existente já não oferecia condições de uso, gerando imagens de má qualidade que comprometiam os diagnósticos. Por esse motivo, saímos em busca de meios para a aquisição de um novo equipamento. Hoje, podemos comemorar”, conclui Selistre.
ASSISTÊNCIA CONTINUA
O secretário ainda enfatizou que, mesmo com a desativação do aparelho no Hospital Santo Antônio (HSAP), as mulheres patrulhenses não estão desassistidas. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) tem disponibilizado 120 mamografias por mês, junto ao Hospital de Osório, para aquelas mulheres a quem o exame é requerido. A SEMSA fornece o transporte e, após, o resultado do exame fica disponível no Posto de Saúde Central para retirada.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Marcelo Gaúcho, o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, os vereadores Jacira Santos e Ricardo Pires, o gerente administrativo do Hospital Vila Nova, Jeremias da Silva, a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria Estadual da Saúde, Lisiane Fagundes, a vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sônia Perlot e a enfermeira Daniela Hablich, da Secretaria Municipal da Saúde.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade