Homenagens à Nossa Senhora dos Anjos iniciam nesta sexta

Novena da Padroeira de Gravataí segue até seis de agosto e a festa ocorre no dia sete, com missa solene, procissão e almoço

Priscila Milán

De 29 de julho a seis de agosto, será promovida a novena de Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira de Gravataí. A programação diária ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, que organiza celebrações, bênçãos e eventos para a confraternização da comunidade, retomando o formato tradicional do evento após dois anos de interrupções devido a pandemia de Covid-19.

Nesta edição, as pregações terão como temas centrais “igreja, comunhão, participação e missão”. A Festa da Padroeira acontece em sete de agosto, com a missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin. Nesta solenidade, haverá o envio da jovem Juliana Assis de Azevedo para a Missão Ad Gentes.

Ela vai integrar a equipe missionária de Moma, na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. A celebração começa às 10h e na sequência será realizada a procissão no entorno das praças. Para encerrar a festividade, está programado um almoço no salão da igreja, às 12h.

Programação da novena
Dia 29 de julho
Missa com pregação do padre Fabiano Glaeser dos Santos, às 19h. O tema será “Igreja, Sacramento da Trindade” e haverá intenção especial pelos falecidos de Covid-19. Na ocasião, ocorre ainda a bênção às famílias.
Dia 30 de julho
Às 10h será realizada uma procissão motorizada, que vai percorrer diversos bairros da cidade. A missa acontece às 18h, com pregação do padre Amadeu Gomes Canellas acerca da temática “Igreja, Povo de Deus”. Haverá bênção dos veículos.
Dia 31 de julho
O tema “Igreja, vocação à santidade” será apresentado na celebração pelo padre Alexandre Chaves, às 19h. Neste dia, serão abençoados os terços e objetos de devoção.
Dia 1º de agosto
Terço e missa com pregação do padre Alexandre Griebler, às 19h. A apresentação vai propor a reflexão sobre o tema “Igreja, missionária de Cristo, a serviço do mundo”. A comunidade Santa Luzia vai participar da celebração como convidada e será feita a bênção dos símbolos do trabalho.
Dia 2 de agosto
No dia em que será realizada a bênção dos avós, haverá uma missa e chá para os idosos, às 15h. À noite, a partir das 19h, o padre Cirineu Furlaneto conduz a cerimônia sobre a temática “Igreja edificada sobre o alicerce dos apóstolos”. A comunidade convidada será a Nossa Senhora do Rosário.
Dia 3 de agosto
Às 19h, ocorre a missa e pregação com Frei Armando Mariane, que tratará do tema “Igreja peregrina, sinal do Reino”. Haverá confraternização no salão paroquial (cardápio: sopa de capeletti). Nesta ocasião, a comunidade convidada será a Menino Jesus de Praga.
Dia 4 de agosto
Padre Batista Nunes Vieira realiza a celebração, às 19h, falando da “Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus”. A comunidade da Santa Rita de Cássia será a convidada especial. Está prevista a bênção das alianças e renovação patrimonial.
Dia 5 de agosto
“Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” será o assunto para reflexão na missa celebrada, a partir das 19h, pelo padre José Inácio Messa. A Paróquia Santa Ana será a convidada do evento. Neste dia também estão agendadas atividades no salão (pastel e bingo).
Dia 6 de agosto
Às 16h, a programação será conduzida pelo padre Lívio Masuero, que explanará sobre “A Mãe de Deus, ícone da Igreja de Cristo”. A celebração contará com bênção às crianças.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade