Search
Close this search box.

Grêmio inicia a colocação do novo gramado da Arena que é cultivado em SAP

O novo tapete gremista começa a tomar forma. Neste sábado, 13, o Clube iniciou o processo de colocação do novo gramado da Arena, garantindo a excelência de um piso reconhecido como o mais moderno para a prática do futebol, inédito em estádios do Brasil. Com esse investimento, o Grêmio se posiciona na vanguarda nacional, proporcionando alto nível competitivo em sua casa.
A grama da variedade Tahoma, da espécie Bermuda, é a mesma que será adotada nos estádios da próxima Copa do Mundo. Ela foi cultivada e trazida de uma lavoura da empresa Green Grass na cidade de Santo Antônio da Patrulha. Para o transporte, o gramado foi retirado do solo em formato retangular e fixado em grandes rolos de 14 metros. Os primeiros três lotes chegaram na noite da última sexta-feira e já começaram a ser colocados no início da manhã deste sábado.
A estreia será daqui a um mês, quando o Grêmio encara o São José na sua estreia em casa pelo Campeonato Gaúcho. Conforme a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, responsável pelo processo e uma das maiores especialistas em gramados esportivos do mundo, seu cultivo foi direcionado para acelerar a utilização.
“Durante o processo de cultivo do gramado, fizemos o rebaixamento do colchão, com várias coberturas de areia sendo aplicadas. Assim, a grama chega na Arena com a maior condição de jogo possível. Antigamente as lavouras entregavam a grama extremamente peluda, fora da altura para jogo de futebol. Agora, ela tem 17 milímetros, uma altura pronta para jogo”, garante.
Ainda na sexta-feira, uma máquina específica perfurou a base do solo para auxiliar na drenagem natural. Nesta primeira camada, a base do piso tem uma fibra costurada idêntica a um gramado sintético desde a inauguração da Arena, em 2012, que funciona como uma raiz extra, com o objetivo de ser um estabilizador do solo. “No auge do Inverno, com muito sombreamento, a Arena fica além do meio do campo em sombra permanente. Então essa fibra se enrola com a raiz natural e proporciona maior estabilidade”, disse Maristela.
Até o fim do dia, mais três cargas de rolos do novo gramado foram encaixadas e igualmente colocadas, totalizando 50% do piso de jogo. Os trabalhos foram finalizados até a manhã de segunda-feira, com a plenitude do campo instalado.
Depois disso, como algum relevo ainda estará presente, o método utilizado para corrigir as imperfeições é o uso de um rolo compressor de 12 toneladas, e uma nova camada de areia que será aplicada. “Vamos colocar mais uma camada de areia, cerca de 50 m², para estabilizar possíveis frestas. Serve para corrigir micro relevos, fazendo com que a bola role de maneira perfeita”, disse a agrônoma.
Após a conclusão da instalação, o Clube também terá à disposição nove mil metros de gramado reserva para quando uma área sofrer danos irreparáveis e tiver de ser substituída.

Fonte: Imprensa/Grêmio FPA

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade