Search
Close this search box.

Gravataí zera filas de espera para procedimentos de proctologia

Encaminhados via unidades de saúde, os procedimentos de proctologia tiveram sua fila de espera zerada pela prefeitura de Gravataí. A cirurgia é destinada ao tratamento de doenças que acometem o intestino grosso, reto e ânus. A partir da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a prefeitura ampliou a oferta de procedimentos em áreas especializadas, como vasectomia, urologia e vascular.

Conforme o titular da SMS, Régis Fonseca, o governo municipal está concentrando esforços para aumentar e qualificar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia de covid-19. Muitos procedimentos cirúrgicos, acrescenta, foram suspensos nos períodos mais críticos, com a alta demanda direcionada para os atendimentos relacionados ao coronavírus.

Com o início da pandemia, cirurgias eletivas foram suspensas provisoriamente ainda em 2020, o que impactou uma série de atendimentos especializados, entre eles os de proctologia. Após o elevado índice de vacinação atingido pelo município e a queda no número de vítimas, os procedimentos puderam ser retomados e ampliados.

Avança – Atenção Especializada
Dentro do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso a consultas e a procedimentos especializados.

Com isso, novas linhas de cuidado foram firmadas na nova contratualização com o Hospital Dom João Becker. Entre elas, consultas e cirurgias nas áreas de proctologia, urologia, vascular e vasectomia. Ao todo, 1.152 novas cirurgias e quase 4 mil novas consultas foram contratadas com o hospital de referência no município apenas em 2022. Neste ano, a contratação de novas especializadas, bem como a ampliação de outras, está prevista para ocorrer.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade