Gravataí torna-se referência no RS com a implantação dos ecopontos

Funcionando em quatro pontos, esses locais recebem o descarte de móveis e eletros, resíduos de podas e de construção civil

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), tornou-se referência no Estado no enfrentamento ao descarte irregular de lixo, com a implantação de quatro ecopontos. Funcionando das 8h às 17h, esses locais recebem o descarte de móveis e eletros inservíveis (sem utilidade), óleo de cozinha e resíduos de podas e de construção civil, entre outros materiais.

Na última semana, o secretário municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, Nilson Lehmen, e o analista ambiental Maurício Almeida, na busca de uma solução para o problema dos descartes em áreas impróprias, estiveram em Gravataí para conhecer de perto como funcionam os ecopontos Ciprestes e Parque dos Eucaliptos.

Segundo o secretário Lehmen, Venâncio Aires enfrenta problema parecido: “Temos um problema em comum, e Gravataí foi muito eficiente na resolução dessa demanda”.

Lehmen se mostrou impressionado com o funcionamento do sistema adotado por Gravataí, com “agilidade, higiene e qualidade do serviço”. Venâncio Aires, com 72 mil habitantes, deverá seguir o mesmo caminho, com a instalação de pelo menos dois ecopontos na cidade. “Gravataí é um modelo de município que se preocupa não só com o cuidado da cidade, mas com a questão ambiental, com gerenciamento eficiente dos resíduos sólidos urbanos”, comenta Lehmen.

Durante a visita ao Ecoponto Ciprestes, orientada pelo secretário de Serviços Urbanos de Gravataí, Paulo Garcia, os visitantes tiveram a oportunidade de conversar com Jandir Pereira, morador do Bairro Bonsucesso, que estava se utilizando do serviço.

“Aqui é muito organizado. Eles têm que divulgar para todos os municípios, levar para todos esse projeto que é de primeiro mundo”, afirmou Jandir. “Isso nos enche de orgulho e dá a certeza de que estamos no caminho certo ao adotarmos esse modelo de coleta, criando as condições para que as pessoas não joguem esses resíduos em qualquer área, contribuindo para a limpeza da cidade, que é de todos”, observa Paulo Garcia.

Conforme o secretário, já houve anos em que Gravataí recolheu mais de 400 toneladas de resíduos despejados em áreas públicas.

Conforme a Lei 3.440 de 2013, que regulamenta a limpeza urbana no município, a destinação correta dos resíduos é de responsabilidade do cidadão e o não cumprimento desta medida é passível de multa.

Paulo Garcia ressalta a importância dos ecopontos para a manutenção da limpeza da cidade. “É fundamental a participação da população, e esses espaços são fundamentais para o descarte correto, sem agressão ao meio ambiente, pois tudo que aqui é destinado e separado, acondicionado corretamente e, após, levado ao destino final correto, e sem agressão ao meio ambiente”, reforça o secretário.

Parque dos Eucaliptos também ganhou área de lazer

O Ecoponto Parque dos Eucaliptos – localizado na Rua Cassiano Xavier, no bairro Parque dos Eucaliptos –, inaugurado em agosto de 2021, além de receber os resíduos, está situado ao lado de uma praça, que foi revitalizada pela SMSU, com quadra poliesportiva, um playground novo e acessível, além de pintura, telas, goleiras e tabelas.

O secretário Paulo Garcia lembra que Gravataí vem ganhando crescente destaque por seu projeto de ecoponto sustentável e de grande poder de socialização da comunidade do entorno: “Demonstramos que é possível termos um local em que se recolhe o resíduo, se dá a destinação final correta e, ainda, que a comunidade pode se integrar. Estamos, assim, transformando os nossos ecopontos em complexos de recebimento de resíduos onde se pode viver em comunidade”.

Ainda segundo o secretário, os ecopontos são um exemplo de política pública de longo prazo, que teve início no governo do prefeito Marco Alba e que está tendo continuidade na administração do prefeito Luiz Zaffalon.

Locais de funcionamento dos ecopontos:

– Ecoponto Parque dos Eucaliptos está localizado na Rua Cassiano Xavier, no bairro Parque dos Eucaliptos

Confira os endereços e horários de funcionamento dos ecopontos:
– Ecoponto Ciprestes
Rua Ciprestes, 180, Castelo Branco
Telefone: (51) 3600-7044
Horário de funcionamento: 8h às 17h.
– Ecoponto Princesa
Rua Jorge Tadeu, s/nº, Residencial Parque do Sol
Telefone: (51) 3600-7377
Horário de funcionamento: 8h às 17h.
– Ecoponto Parque dos Eucaliptos
Rua Barnabé, 1501, Parque dos Eucaliptos
Telefone: (51) 3600-7509
Horário de funcionamento: 8h às 17h.
– Ecoponto Estrela
Rua Estrela, 480, Parque Ipiranga
Telefone: (51) 3600-7508
Horário de funcionamento: 8h às 17h.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade