Gravataí já imunizou 4.692 pessoas contra a Covid-19

Após 25 dias do início da vacinação contra a Covid-19, Gravataí já chegou ao número de 4.692 doses aplicadas até o início da tarde da sexta-feira, 12. O total é o somatório dos públicos-alvos de duas fases da campanha nacional de imunização, que são os profissionais da área da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas e, ainda, idosos a partir de 80 anos.

A vacinação dos idosos ocorreu, até agora, em duas etapas divididas por faixa etária. A primeira começou na última quarta-feira, 10, para aqueles com 85 anos de idade ou mais, e, na sexta-feira, 12, a imunização foi aberta para idosos com idades a partir dos 80 anos.

Com o ponto facultativo estabelecido por decreto em Gravataí, na segunda, 15/2 e na terça, 16/2, não houve expedientes nas unidades de saúde. Sendo assim, a vacinação será retomada nesta próxima quarta-feira, 17.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, todo o processo de imunização contra o coronavírus em Gravataí tem sido tranquilo. “Em nenhum momento tivemos tumulto ou algum tipo de problema, ao contrário, tudo está ocorrendo da forma mais tranquila possível, sem grandes filas e aglomerações, com as pessoas respeitando o distanciamento”, diz o secretário.

Pronto para uma nova etapa

O aposentado Cláudio Martins, de 83 anos, foi o segundo a chegar, próximo das 6h da manhã, na Unidade Básica de Saúde Centro. Mesmo não gostando muito de agulhas, ele relatou estar feliz em ter a oportunidade de receber a vacina. “A gente tem que vir, tem que se cuidar. A vacina é muito importante para podermos voltar a ter uma vida normal.”

A coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde, Vanessa Prates, lembra que a ampliação da faixa etária dos idosos a partir dos 80 anos fez com que aumentasse o movimento nas cinco unidades de saúde que estão aplicando as vacinas aumentasse. Ela explica que, assim que o município receber mais doses, gradualmente, a faixa etária dos idosos irá sendo diminuída.

Ao todo, Gravataí já recebeu 8.810 doses (somatório das 1ª e 2ª doses, sendo que até o momento só foram aplicadas as primeiras). Destas, já foram aplicadas 2.952 (1ª dose) em trabalhadores da saúde, 277 em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e 1.463 (1ª dose) em idosos não institucionalizados.

A vacinação dos idosos a partir de 80 anos está sendo realizada nas seguintes unidades de saúde: UBS Centro, UBS São Judas Tadeu, USF Águas Claras, USF Neópolis e USF Barro Vermelho.

Confira abaixo os endereços e horários de funcionamento:
UBS CENTRO
Endereço: Rua Carlos Linck, 55
Horário: 7h às 18h
USF ÁGUAS CLARAS
Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 1030
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
UBS SÃO JUDAS TADEU
Endereço: Rua Félix Rodrigues, 195
Horário: 7h às 18h
USF NEÓPOLIS
Endereço: Avenida São Paulo, 65
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
USF BARRO VERMELHO
Endereço: Rua Sagrada Família, 275
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade