Gravataí inicia a aplicação da primeira dose contra a covid-19 em crianças com comorbidades maiores de 6 meses e menores de 3 anos nesta terça-feira (22/11). As unidades que aplicam as doses são as mesmas que já estão realizando a imunização para crianças de 3 a 11 anos.
“Temos uma rede de saúde ampla e muito atuante, sempre com o propósito de imunizar nossa população com agilidade e eficiência”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Entre as comorbidades incluídas para a vacinação, estão doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial resistente, obesidade grave, hemoglobinopatia grave e pneumopatias crônicas graves.
Crianças com síndrome de Down e com doenças cardiovasculares também estão aptas a receber o imunizante.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), o esquema de vacinação para esse público é composto por três doses: as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose realizada oito semanas após a segunda dose.
Ainda conforme a SES/RS, o público total na faixa etária de maiores de 6 meses e menores de 3 anos é estimado em 402 mil crianças no Estado. Por conta disso, aquelas com doenças crônicas ou outros quadros clínicos com maior risco de agravamento serão priorizadas nesse primeiro momento.
Desde o início da vacinação contra a covid-19, a prefeitura não tem medido esforços para que os gravataienses tenham acesso ao imunizante. Para o público acima dos 12 anos, a imunização está temporariamente suspensa no município até o envio de novas doses pelo governo do Estado. A previsão de retorno é para a próxima quinta-feira (24/11).