Search
Close this search box.

Gravataí comemora seus 145 anos nesta quinta-feira

Em comemoração ao 145º aniversário de emancipação da cidade, esta quinta-feira (23) será ponto facultativo municipal em Gravataí. Por isso, parte dos estabelecimentos públicos estarão fechados na data, sem atendimento ao público.

Em caso de emergência, a população pode se dirigir a uma das duas UPAs ou ao Hospital Dom João Becker, que funcionam 24 horas. Conforme a Sogil, a circulação dos ônibus ocorrerá normalmente, exceto os coletivos que transportam estudantes. já que as escolas ficam fechadas nesta data.

Histórico

O dia 23 de outubro de 1880 marca a data em que a Câmara de Vereadores de Gravataí foi constituída oficialmente, formalizando a emancipação política e administrativa do município em relação a Porto Alegre.

Por muitos anos, o aniversário de emancipação de Gravataí foi comemorado no dia 8 de abril, pois, nesta data, o capitão Pinto Carneiro teria chegado à aldeia e iniciado o povoamento de Gravataí, em 1763. Entretanto, conforme o historiador e servidor municipal aposentado Getúlio Xavier Osório, há registros de ocupação indígena na área de Gravataí datados de 1760.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade