Gravataí atinge conceito máximo em ranking que mede a saúde financeira dos municípios

O trabalho de gestão da Prefeitura de Gravataí, com responsabilidade fiscal, redução do custo da máquina pública e incremento de receitas, segue gerando resultados positivos. Gravataí entrou para o seleto grupo de municípios com conceito “A” no ranking de Capacidade de Pagamento (CAPAG) da Secretaria do Tesouro Nacional, que mede a saúde financeira dos municípios e suas condições para obter garantias da União e taxas de juros mais acessíveis.

“É uma excelente notícia. Um trabalho iniciado ainda na gestão do prefeito Marco Alba, ao qual demos continuidade, e que representa mais um avanço para o nosso município. Hoje, Gravataí está em outro patamar, fruto do planejamento e da responsabilidade dessas gestões. Essa condição melhora ainda mais nossa perspectiva de seguirmos investindo com foco em solucionar os gargalos da cidade”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Conforme explica o secretário da Fazenda, Davi Severgnini, Gravataí alcançou tal condição especialmente em função de uma gestão austera, responsável no trato das finanças e assertiva em torno das medidas de contenção de despesas e incremento de receitas.

Segundo ele, as ações de correção de passivos, a modernização da gestão e as reformas, com destaque para a da Previdência, foram responsáveis por colocar Gravataí entre os municípios que estão no topo do ranking da STN, em que são avaliados itens relacionados ao endividamento, à poupança e à liquidez.

“Depois de obter conceito excelente no índice Firjan, essa é mais uma conquista relevante na área financeira, que permite ao município obter garantias da União para operações internacionais de crédito ou ainda acessar financiamento internos a taxas mais baixas do que aquelas até aqui praticadas”, celebra o secretário da Fazenda.

MELHOR CIDADE GAÚCHA PARA INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA

Por conta desse desempenho em gestão, a Prefeitura alcançou índices históricos de investimento em infraestrutura, tornando-se um dos principais polos para atração de investimentos, especialmente em logística. Dados do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME e, posteriormente, divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos, envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras, mostram Gravataí em primeiro lugar entre os municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes no eixo econômico da indústria.

O levantamento traz análises referentes à infraestrutura de saneamento, de transportes, de mobilidade urbana, de logística e de telecomunicações. Também foram avaliados indicadores como o impacto da pandemia na gestão municipal, levando em conta, principalmente, o índice vacinal.

“Os estudos elaborados pela Urban Systems consideram a dimensão ampliada do olhar de negócios, elevando o município como o protagonista do desenvolvimento econômico e identificando as oportunidades com potencial para ampliar o desenvolvimento econômico das cidades”, diz Willian Rigon, sócio e diretor de marketing da Urban Systems.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade