Na tarde de terça-feira (22/3), o prefeito Luiz Zaffalon fez a assinatura do contrato com o Senac/Gravataí para a formação de profissionais em lógica de programação. Por meio do Programa Usina de Talentos, promovido pela Prefeitura de Gravataí em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), o projeto contemplará 120 vagas para cursos de programação e 120 vagas para cursos de inglês.
Na ocasião, o prefeito Zaffalon reforçou a importância dos cursos ofertados aos jovens para o mercado de trabalho. “Nossa cidade está se transformando em um polo de inovação, com investimentos importantes na área. E assim queremos dar continuidade, produzindo mão de obra qualificada para atender a grande demanda de contratação de profissionais das empresas que buscam se instalar no nosso município”, destacou o prefeito.
Serão selecionados jovens e adultos de 17 a 30 anos completos no momento da inscrição, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou que tenham concluído essa etapa. A publicação do edital acontecerá no dia 28 de março – as inscrições estarão abertas até 22 de abril -, com aula inaugural prevista para o dia 18 de maio. Demais informações podem ser conferidas por meio do site bit.ly/3IQ6YBj.
Presente durante a assinatura do contrato, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, ressaltou que “o município está, cada vez mais, mostrando os caminhos aos jovens para que possam se capacitar e ocupar postos de trabalho em empresas tecnológicas”. Segundo ela, a Smict, em parceria com o Senac, irá viabilizar as condições necessárias para a implantação do projeto, desde a contratualização, viabilização e aplicação dos recursos, definição de cursos e formato para seleção de alunos.
Durante o encontro, Zaffa destacou, ainda, os recursos e serviços destinados à educação municipal que têm sido feitos pela prefeitura. Entre eles, o montante de R$ 26 milhões para a compra de equipamentos às escolas, a entrega de 2 mil notebooks a docentes das instituições de ensino municipais e a compra de equipamentos de robótica.