O município de Gravataí aderiu ao programa “RS Digital”, iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do estado do Rio Grande do Sul. A assinatura da adesão ocorreu na última quarta-feira (24/5), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, com o primeiro seminário RS Digital
O RS Digital visa auxiliar as prefeituras na realização do diagnóstico digital, oferecer acesso a capacitações e auxiliar na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada município possa oferecer seu próprio portal de serviços, por meio da experiência do governo do estado com o sistema rs.gov.br.
A partir do seminário, além de integrarem a Rede RS Digital, por meio da qual será feito o compartilhamento de informações e o intercâmbio de experiências, os municípios que aderiram à iniciativa foram convidados para uma oficina virtual, disponível na plataforma gov.br e focada na realização do diagnóstico. Também está previsto para ocorrer, em breve, o 2º Seminário RS Digital, avançando, principalmente, a partir das necessidades identificadas.
A titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, Selma Fraga, que esteve na assinatura, acompanhada pelo coordenador do Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag), Robson Andrei, destacou que a Smict, enquanto representante do município de Gravataí na área de inovação, ciência e tecnologia, enxerga que oportunidades como essas que estão sendo criadas pelos governos, em quaisquer das esferas (municipal, estadual, federal) têm tido cada vez mais adesão dos municípios, o que demonstra a importância da agenda.
Para Robson Andrei, o intercâmbio com o estado nesse programa trará uma série de benefícios para o município. “Com o RS Digital, pretendemos aprimorar ainda mais os já excelentes serviços oferecidos pela Prefeitura de maneira digital a toda a população, além de trazermos uma série de aprendizados para o nosso LIDAG, auxiliando na precisão dos dados para o nosso governo municipal”.
Gravataí possui, por meio do portal https://gravatai.atende.net/cidadao, 395 serviços de autoatendimento ao cidadão. Por meio do RS Digital, a ideia é ampliar ainda mais os serviços à população de maneira totalmente digital, com o intercâmbio de, em torno, de 30 municípios do estado. Além disso, o Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag) busca, por meio de dados digitais, auxiliar na tomada de decisões do governo, em busca de um município cada vez melhor para seus cidadãos.