Search
Close this search box.

Giro Político # 44 | Instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Rio Gravataí

Na manhã desta terça-feira (18/4), foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Rio Gravataí no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A Frente é uma proposição da deputada Stela Farias (PT).

Em sua fala, a deputada Stela Farias lembrou que o Rio Gravataí começou a ser destruído no final da década de 70 com a abertura dos canais para abastecimento das lavouras de arroz. Segundo ela, hoje as comunidades de Alvorada, de parte de Viamão e de Gravataí têm sofrido com o abastecimento de água do rio. “Isso é resultado não somente da estiagem que atingiu o estado nos últimos anos, mas também do descuido do poder público”, referiu. Stela pontuou que outro problema a ser enfrentado é o despejo de resíduos sólidos no rio.

A deputada ressaltou que o objetivo da Frente Parlamentar é remobilizar os agentes públicos, partidos políticos, entidades da sociedade civil e garantir o ressurgimento das entidades ambientalistas em toda a região do Vale do Gravataí. A Frente deseja unir forças com a sociedade civil, estimular a criação de grupos ecológicos e aproximar a comunidade do rio. “A comunidade não enxerga o nosso rio. Ninguém ama o que não conhece. Ninguém respeita o que não conhece”, reforçou a parlamentar.

Stela Farias destacou duas ações que devem ser feitas no rio: revitalização do leito e construção de microbarragens. De acordo com a parlamentar, as microbarragens regularizam a vazão do rio, evitando que aconteça o desabastecimento no período de seca no verão e as enchentes no inverno. “A importância da nossa Frente é descomunal para uma das regiões mais populosas do Estado. Um milhão de habitantes são abastecidos com a água do Rio Gravataí. Precisamos do empenho e do esforço de cada um de nós”, concluiu.

A deputada disse que já foram feitos estudos, projetos e só falta a realização das obras, mas que para isso é preciso a colaboração do governo do Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade