A presidente da Comissão de Finanças na Assembleia, deputada Patrícia Alba retornou nesta quarta (29/3) de Brasília, onde participou da 24ª edição da Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O foco da viagem foi debater a Reforma Tributária e os seus impactos no Estado e nos municípios.
“Precisamos fazer parte da discussão sobre a reforma. Trazer de lá, de Brasília, os esclarecimentos sobre esta pauta importantíssima para a Comissão de Finanças e, posteriormente, levá-la aos municípios e aos representantes dos setores da economia gaúcha. A mudança pode gerar receios, mas é necessária para termos um novo horizonte na economia brasileira, com a simplificação dos impostos e a justiça fiscal com os mais pobres.”
Ainda, com proposição da presidente, quatro audiências públicas foram aprovadas pelo colegiado para aprofundar o debate sobre os impactos da Reforma Tributária nos setores econômicos da pecuária, da agricultura, da indústria e do comércio gaúcho. Os encontros também preveem a participação do governo do Estado, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado e entidades ligadas aos setores.
Nesta quinta-feira (30/3), a deputada também realizará a arguição dos indicados ao BRDE e Badesul.
Na ocasião, serão ouvidos o ex-governador Ranolfo Vieira Junior e o ex-secretário da Fazenda Leonardo Bussato, indicados para cadeiras na diretoria do BRDE, e o ex-secretário de Planejamento Claudio Gastal, indicado pelo governo para a presidencia do Badesul, junto de José Luiz da Silva Nunes, que irá compor a diretoria da instituição.