Já está no ar mais uma coluna Giro Político com os principais destaques do meio político.
Sugestões de pautas podem ser enviadas para o e-mail jornaldegravatai@gmail.com
R$200 mil em Emenda para o Becker
Nesta quinta-feira (26/5), o prefeito Luiz Zaffalon, ao lado do vereador Dilamar Soares, receberam os senhores Juarez Rodrigues e Fernando Silva, que representando o Deputado Federal Marlon Santos (PL), entregaram ofício de emenda parlamentar no valor de R$200 mil. O valor será encaminhado para o Hospital Dom João Becker, através do fundo municipal de saúde do município e deve ser utilizado na compra de insumos do Hospital. “Todo o investimento é bem-vindo e ficamos muito felizes com as últimas emendas enviadas para o nosso município, através dos deputados federais”, afirmou o vereador Dilamar.
Pesquisa Datafolha
Pesquisa estimulada do Datafolha e divulgada nesta quinta-feira (26/5) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 27%. A seguir aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%. Os pré-candidatos Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) ficam com 1%. Os demais não pontuaram. Foram ouvidas 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Soluções para o Transporte Metropolitano
Em reta final de trabalhos, a Comissão Especial do Transporte Público Metropolitano na Assembleia Legislativa apresentou, na manhã de segunda-feira (23/5), a sua proposta preliminar de solução à crise enfrentada pelo sistema. De acordo com a presidente do colegiado, a deputada estadual Patrícia Alba (MDB), o plano projeta uma série de ações de curto, médio e longo prazo, incluindo a criação de um fundo estadual para o setor, capaz de subsidiar parte da tarifa paga pelo cidadão. Acesse a matéria completa clicando aqui.
Queda de 73% no número de passageiros
Dados da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) mostram que entre 1995 e 2021, a demanda anual de passageiros despencou em 73% – de 164,1 mil para 44,2 mil. Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Rio Grande do Sul (SETERGS), Fabiano Rocha Izabel, boa parte dessa queda se deve às restrições da pandemia, à concorrência dos aplicativos e aos aumentos constantes do diesel – que, somente no início deste mês, voltaram a sofrer nova alta de 8,8%.
Plano de Recuperação Fiscal
O Plano de Recuperação Fiscal (PRF) gaúcho obteve manifestação favorável à sua homologação pelo Ministério da Economia em despacho publicado nesta quarta-feira (25/5) no Diário Oficial da União. O despacho, assinado pelo ministro substituto, Marcelo Pacheco dos Guaranys, teve como referência a posição técnica favorável emitida em três pareceres de autoria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e do Conselho de Supervisão do RRF do Rio Grande do Sul.
Agora, o trâmite está próximo do fim, cabendo ao presidente da República homologar o Plano gaúcho e estabelecer a vigência do Regime. De acordo com o Piratini, a adesão do RS ao plano “trata-se de mais uma vitória para o Estado no processo de recuperação do equilíbrio fiscal”.
Segurança para motoristas de aplicativos
A deputada Luciana genro (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei 111/2022, que estabelece medidas para garantir maior segurança a motoristas de aplicativos. A proposta é que passageiros que paguem com dinheiro as corridas sejam identificados por um cadastro com documento e foto, que permita ao motorista identificar a pessoa que está levando, assim como a solicitação de senha. A demanda partiu dos próprios motoristas, que relatam que desde que os aplicativos passaram a aceitar pagamentos em dinheiro, sua segurança piorou muito.