Giro Político #10: Executiva municipal do Republicanos prestigia evento de anúncio de Mourão para o Senado

Pela primeira vez, o Republicanos terá candidato ao Senado num pleito eleitoral no Rio Grande do Sul. O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, teve seu nome confirmado no último dia 23/7 em convenção do partido, que também oficializou apoio para a candidatura de Onix Lorenzoni (PL) ao governo do Estado.

Foram anunciados 32 aspirantes a deputado federal e 52 a deputado estadual, as maiores nominatas já lançadas pelo partido em eleições gerais. Um a um, os candidatos apresentaram ao público suas biografias e propostas.

Presente também no encontro, o presidente municipal do Republicanos e vice-prefeito, Dr. Levi Melo, destacou acerca das projeções da sigla para as eleições de 2022. “Estamos com um excelente quadro de lideranças, o Republicanos possui pré-candidaturas em quase todas as regiões do estado, teremos também a pré-candidatura ao senado do general Mourão, qualificando ainda mais a nossa nominata”, avalia.

Já para o vereador Fábio Ávila, o trabalho conjunto será um diferencial. “É uma alegria estar aqui hoje fazendo parte desse projeto onde pela primeira vez o republicanos de Gravataí terá uma pré-candidatura para o Senado. Saímos do encontro com a certeza de que juntos e com uma conjuntura forte o Republicanos pode crescer ainda mais”, destacou.

Debate presidencial

As emissoras CNN Brasil e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro, nos estúdios do SBT, em São Paulo.

O modelo de pool de veículos de comunicação para debates entre candidatos é comum nas eleições presidenciais dos Estados Unidos – e no Brasil também há precedente: na eleição presidencial de 1989, por exemplo (a primeira desde o fim da ditadura, em 1985), houve dois debates no segundo turno, realizados por um pool formado por Rede Globo, SBT, Rede Manchete e Rede Bandeirantes.

Domingo tem debate para o governo do Estado na Band

A Band mantém a tradição e realiza os primeiros debates entre os candidatos aos governos estaduais no dia 7 de agosto, às 21h.

Leite lidera ao governo gaúcho com 29%; Onyx Lorenzoni tem 24%

Pesquisa quantitativa realizada pela Real Time Big Data mostra o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo leite (PSDB), com 29% das intenções de voto e, na segunda posição, o deputado federal e ex-ministro, Onyx Lorenzoni (PL), com 24%. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Na sequência, aparecem Edegar Pretto (PT), com 9%, Pedro Ruas (PSOL), com 5%, Luis Carlos Heinze (PP), com 4%, Beto Albuquerque (PSB), com 3%, e Vieira da Cunha (PDT), com 2%. Os candidatos Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Gabriel Souza (MDB) e Rejane de Oliveira (PSTU) têm 1% cada um. Brancos, nulos e indecisos somam 20%.

Para Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data, “apesar de ter renunciado ao cargo para concorrer a outros projetos agora frustados, Eduardo Leite volta forte para disputa a um segundo mandato”. Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni dividem ainda o mesmo índice de rejeição: 28%. “O quadro da eleição gaúcha se mostra pulverizado e indefinido. O que indica espaço de crescimento para os candidatos que lideram a corrida”, diz Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.

A disputa pelo Senado registra também um empate técnico dentro da margem de erro – triplo desta vez: o general Hamilton Mourão (Republicano) segue na frente com 24% das intenções, Ana Amélia Lemos (PSD) tem 20% e José Ivo Sartori (MDB) registra 17%. Nas demais posições aparecem Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 7%, Lasier Martins (Podemos), com 5%, Comandante Nádia (PP), com 3%, e Roberto Robaina (PSOL), com 1%. Brancos, nulos e indefinidos somam 23%.

A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Rio Grande do Sul, entre os dias 26 e 27 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RS-04275/2022.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade