Aconteceu na quarta feira passada (16), nas dependências da Secretaria de Segurança da cidade de Canoas/RS mais uma etapa, a segunda, do Fórum Granpal – Fórum de Defesa Civil, que contou com a presença dos coordenadores de defesa civil da região metropolitana, entre elas a de Santo Antônio da Patrulha, nas pessoas do coordenador municipal Miguel Evair Oliveira e do voluntário Jaime Nestor Müller. Esteve presente também o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva que deu as boas vindas ao grupo e discorreu bastante sobre o tema defesa civil. Também esteve presente o deputado estadual Matheus Pereira Gomes, convidado para participar do encontro pela prefeitura de Canoas.
A próxima etapa deverá ser realizada em outubro em Santo Antônio da Patrulha.
Após a fala inicial do prefeito Jairo Jorge, o coordenador da defesa civil de Canoas, Igor de Souza fez uma apresentação da estrutura da equipe local.
PAUTA
Dando continuidade ao evento, o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, coordenador da defesa civil da capital e também coordenador do fórum, colocou em discussão aos assuntos da pauta do dia que foram os seguintes:
- Realização de diagnóstico das estruturas de defesa civil existentes nos municípios associados a GRANPAL;
- Elaboração de proposta de estrutura adequada para os órgãos de proteção e defesa civil municipais para encaminhamento ao presidente da GRANPAL com vistas à Assembleia Geral
- Debate sobre “sistemas de monitoramento e alertas meteorológicos – aquisição de equipamentos e/ou contração de serviço”. Formação de GT para elaboração de TRs;
- Assuntos gerais.
GRUPOS DE TRABALHO
Ao final do encontro ficou estabelecida a criação de dois grupos de trabalho (GT), o primeiro para tratar do tema – “Cooperação técnica entre os municípios”, cuja composição será com os coordenadores de Canoas, N. Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul; e o segundo para tratar do tema – “Monitoramento de eventos climáticos” composto pelos coordenadores de Sapucaia do Sul, Viamão, Guaíba e Gravataí.