As fortes chuvas caídas desde ontem causam transtornos, não apenas em Santo Antônio da Patrulha, mas também no município de Caraá, onde algumas escolas municipais e uma estadual tiveram as aulas suspensas porque os alunos e professores não têm condições de chegar aos colégios porque em vários locais a chuva provocou alagamentos como mostram fotos que foram enviadas por internautas.
Na cidade transtornos, em várias ruas, inclusive no centro onde estão sendo realizadas as obras de duplicação. Um exemplo foi na Rua Minas Gerais esquina com a Ildefonso Silveira Braga, onde a água alagou aquela importante ligação, o que não é um problema novo, mas bem antigo. Um dos moradores acredita que o problema esteja sendo causado pelo entupimento de algum bueiro que não consegue dar vasão à água que termina subindo rapidamente.
Choveu na manhã de hoje o equivalente à 160 mm, mas à tarde esse índice aumentou. Isso fez com que o prefeito Rodrigo Massulo fizesse um desabafo a respeito do que está acontecendo:
“Em alguns locais, choveu 160mm em questão de horas, segundo me informou agora o coordenador da Defesa Civil.
Não lembro, nos últimos tempos, de ter caído tanta chuva em um espaço de tempo tão curto.
Não há sistema de drenagem que dê conta disso. Teremos muito trabalho pela frente nos próximos dias, mas nossa equipe está desde cedo nas ruas, anotando pontos críticos e buscando ajudar, dentro do possível para o momento.
Passamos por covid, vendaval, seca e, agora, essa enxurrada. Esta situação preocupa.
Venceremos, com a ajuda de todos, mais esse momento difícil!”
DEFESA CIVIL
O Coordenador Municipal da Defesa Civil Miguel Evair relatou hoje por volta do meio dia que até aquele horário o rio do sinos em Santo Antônio \havia subido 4,4 metros, considerado por ele como uma elevação bastante expressiva. Isso acontece porque chove muito nas cabeceiras.
Junto ao pluviômetro da Emater entre sexta-feira e hoje (06) pela manhã, choveu o equivalente a 110 mm. Se você tiver fotos da situação onde mora, nos envie.
Ainda segundo a Defesa Civil, na madrugada desta terça-feira (07) as chuvas perdem a força, mas durante o dia voltam, porém com menos intensidade do que nos dias anteriores.
Na quarta-feira as temperaturas devem subir, mas a probabilidade de mais chuvas deve continuar até, pelo menos, quinta-feira (09).
DEFESA CIVIL ORIENTA
O coordenador municipal da Defesa Civil Miguel Evair enviou as seguintes orientações para todos:
Em caso de alagamento:
* Desligar a luz para evitar choque elétrico,
* Tentar levantar os móveis.
* Após a chuva passar e prudente lavar a casa com alvejante para evitar a transmissão de doença.
* Se tiver que sair de casa certifique-se de que gás, água ( CORSAN) e luz estão desligados.
* Leve somente o necessário ( documentos principalmente) roupas.
Móveis e eletro domésticos ( só se forem para um abrigo)
Fotos de Isaura Fernandes, Cris Silva e Demostenes Silveira.