Uma iniciativa do Ministério Público do RS, em parceria estabelecida com a Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) e de Educação (SMED), está levando smartphones apreendidos em casas prisionais para as mãos de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, no bairro Cruzeiro. A entrega dos aparelhos ocorreu na tarde desta segunda-feira (6/3), na sede da Promotoria de Justiça de Gravataí.

Após apreendidos, antes de serem destinados às escolas, os celulares são encaminhados ao Laboratório de Projetos em Engenharia da Escola Politécnica da PUC, onde passam por processos de higienização, formatação, troca de peças, quando necessário, e instalação dos aplicativos que serão usados pelos estudantes. Depois disso, retornam ao MP-RS e são entregues em excelentes condições à escola, aptos para uso, com carregador e bateria.

A parceria com a Prefeitura surgiu por meio do contato da promotora de justiça criminal Ana Carolina de Quadros Azambuja, que procurou a secretária Selma Fraga, da SMICT, e propôs a destinação dos aparelhos. “É uma alegria para nós vermos o trabalho comprometido da promotora, que ajudará a dar acesso a novas ferramentas de ensino e inovação a esses alunos”, comemora a secretária.

“O projeto se funda no mapa estratégico do MP-RS contemplando a necessidade do promotor de justiça voltar sua atuação para resultados de efetiva garantia de direitos e transformação social. É exatamente isso que ocorre no dia de hoje: estamos garantindo que alunos da rede pública de ensino tenham acesso à tecnologia no ambiente escolar. É o Ministério Público, por meio de iniciativas inovadoras, conferindo relevante impacto na comunidade de Gravataí”, ressalta a promotora de justiça.

Na Escola Bom Jesus, cerca de 800 alunos do ensino fundamental e do ensino de jovens e adultos poderão usufruir da tecnologia em sala de aula. “Por meio dos smartphones, nas salas de aula, os alunos terão acesso à plataforma pedagógica do livro estruturado, ferramenta adquirida pela Prefeitura com o objetivo de auxiliar na formação continuada de professores e no aprendizado dos estudantes”, explica a secretária de educação, Magda Ely.

Nessa primeira entrega, 25 celulares foram destinados, mas a intenção é estender a iniciativa a outras escolas no futuro. “Será mais uma ferramenta útil no ensino dessas crianças. Hoje, já temos lousas digitais em todas as salas de aula e estamos incluindo a robótica no currículo escolar. Nossa meta é seguir tornando o ensino em Gravataí cada vez mais moderno e conectado”, destaca o prefeito, Luiz Zaffalon.

A iniciativa do MP-RS faz parte do projeto Alquimia II, que iniciou durante a pandemia com o objetivo de recuperar telefones celulares apreendidos para que fossem usados por estudantes de escolas públicas em ensino remoto. Além de Gravataí, outros municípios já foram contemplados, começando por Osório e Maquiné, e depois em localidades como Lajeado, Santiago, São Borja e Bento Gonçalves.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade