Farmácia Solidária é inaugurada em Cachoeirinha

Nesta quarta-feira (29), ocorreu a inauguração da Farmácia Solidária do Programa Solidare, na Secretaria da Saúde de Cachoeirinha. O projeto recebe doações de medicamentos da comunidade, de consultórios médicos através das amostras grátis e da própria indústria de fármacos. Após uma triagem feita por farmacêuticos, os medicamentos serão realocados para doação à comunidade de baixa renda, mediante receita médica. Os medicamentos vencidos serão encaminhados ao descarte correto.
A Secretaria Municipal de Saúde ficou encarregada de planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população, bem como o gerenciamento do programa. Responsável pela pasta, Bianca Breier comemorou a inauguração do local. “Esse projeto é muito importante. Existem muitos medicamentos que não temos acesso e agora teremos a possibilidade de receber doações. Além disso, temos uma alta demanda de pessoas que veem aqui diariamente, agora poderemos atendê-las de melhor forma”, finaliza.
O Programa Solidare – Farmácia Solidária foi instituído no Estado do Rio Grande do Sul pela Lei nº 15.339 de 2 de outubro de 2019 e em Cachoeirinha, foi instituído no ano de 2021, pela Lei Municipal de autoria do vereador Edison Cordeiro. “Esse é mais um passo para ajudar quem mais precisa. Com a implantação da Farmácia Solidária, abrimos portas para que não só a população doe medicamentos sem uso, mas também consultórios e as empresas do ramo farmacêutico em geral. Parabéns ao prefeito por implantar esse programa em nossa cidade”, destacou Edison.
O atendimento da Farmácia Solidare iniciará nos próximos dias e o funcionamento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, exceto na quarta-feira que o atendimento será até 12h. A localização da farmácia será no térreo da Secretaria da Saúde, na Av. José Brambila, 40. Para retirar os medicamentos é necessário apresentar documento de identificação, cartão SUS e a receita médica.
De acordo com a Deputada Fran Somensi essa é a trigésima terceira farmácia inaugurada e reforça a importância da implementação dela. “É uma caminhada de anos para essa implementação. Agradeço a todos que fizeram parte desse processo e saliento a importância desse programa estar em todas as regiões do nosso estado. Só sabe a diferença, quem precisa desse auxílio”, disse.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade