A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) apoiou no último domingo (7/8), a terceira etapa da 19ª Copa União de Ciclismo. O evento foi realizado na Avenida Prefeito Acimar Silva e contou com a presença de aproximadamente 200 ciclistas. Ao todo, 20 modalidades foram disputadas, entre elas o handbike, modalidade adaptada para pessoas com deficiência.
Com cerca de 100 participantes movimentando a competição, alguns gravataienses ganharam destaque, como Leonardo Zang, vencedor da categoria Juvenil (13 a 15 anos) da modalidade Mountain Bike, Alex Freiberguer, ganhador da categoria Força Livre e os ganhadores da principal categoria da disputa, o Montain Bike masculino, Vilarbo da Silva Júnior e Clélio Mosquito, 1º e 2º lugar na categoria. Vilarbo da Silva Júnior também levou para a casa o prêmio principal da categoria Master-A, para homens entre 30 e 39 anos. Além deles, outros 14 competidores gravataienses estiveram presentes no evento.
Terceira das sete etapas da competição deste ano, o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, mostrou-se empolgado com a oportunidade de trazer mais eventos esportivos de grande porte para a cidade. “Foi a primeira vez que trouxemos a Copa União para Gravataí, tivemos participações de atletas de outras cidades, como Vacaria, Santa Maria e até de fora do estado, com participantes de Criciúma, cidade de Santa Catarina”, comemorou. Para o próximo ano, Ferreira mostrou-se ainda mais otimista a respeito das competições que pretende atrair para a cidade. “Queremos trazer uma etapa do Circuito Gaúcho de Ciclismo aqui para Gravataí no próximo ano.”
O evento contou ainda com a solidariedade dos ciclistas para a arrecadação de alimentos.. Leandro Ferreira lembrou que o evento não só incentivou a prática esportiva e a inclusão, mas, também, promoveu uma ação de solidariedade, por meio das doações. “Foi um belo evento no qual conseguimos arrecadar mais uma vez alimentos como temos feito em todas as nossas ações esportivas na cidade, dessa vez não poderia ser diferente.”, salientou. A quantidade ainda será contabilizada e os alimentos serão destinados ao Banco de Alimentos de Gravataí.