Gravataí acaba de entrar no circuito da mobilidade elétrica e incentivar a redução de impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis. Nesta quarta-feira (22/6), a Prefeitura Municipal, em parceria com a Zona Azul Brasil, lançou um ponto público e gratuito para carregar carros elétricos. O serviço fica na Praça da Bíblia, avenida José Loureiro da Silva, em frente à sede do Executivo, no Centro. Na solenidade, um Chevrolet Bolt foi o primeiro veículo a ser carregado.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a intenção foi buscar no mundo as maiores inovações que convergem com o entendimento da gestão de que investir em tecnologia e estimular práticas sustentáveis não só auxiliam na preservação ambiental como também atraem maior crescimento econômico para o município. “Trata-se de um projeto piloto inovador. Queremos Gravataí à frente de novas soluções e aberta a receber o que há de mais atual. Por isso, nos empenhamos cada vez mais em uma legislação moderna, fomentando novos investimentos, como o PradoTech, que dará visibilidade mundial para nossa cidade”, enfatiza.
A estrutura permitirá uma utilização diária por veículo, contará com um equipamento da e-Volvo. A partir do lançamento, uma equipe irá monitorar a demanda e avaliar futuras ampliações. O usuário pagará somente pelo uso da vaga, não pelo consumo de energia, e o tempo total previsto para o carregamento completo é de duas horas.
Além de auxiliar os motoristas residentes que já possuem veículos compatíveis, o objetivo é atrair para a cidade novos usuários que identifiquem o ponto de recarga em aplicativos de mapeamento. “Esta cooperação entre público e privado reforça o quanto estamos cientes da extrema ascensão desta nova tecnologia automotiva e o quanto iremos beneficiar diversos setores da região, como os hotéis, restaurantes e lojas que poderão receber os clientes durante o carregamento”, ressalta o diretor de Operações da Zona Azul Brasil, Claudinei Barduque.
Gravataí mais sustentável
Com a falta de outros carregadores em vagas públicas no Brasil, a prefeitura prevê que pelo menos 50 usuários mensais utilizem o sistema. O cenário é de que, nos próximos anos, o número cresça cada vez mais com a adoção desta solução e Gravataí está se preparando para ele.
“O mundo inteiro fala em eletrificação. As maiores fabricantes mundiais anunciaram suas metas para o fim da combustão. Todas as iniciativas possuem a sustentabilidade como principal justificativa. Com esse projeto piloto, buscamos participar dessa transformação mundial e oferecer à sociedade nossa contribuição”, explica Zaffalon.
Esta será mais uma das ações em prol do desenvolvimento ecológico, econômico e social. Recentemente, o prefeito encaminhou um projeto de lei para a implementação do programa IPTU verde, que prevê desconto no imposto municipal para cidadãos que adotarem práticas de preservação dos recursos naturais em suas residências. O projeto prevê ainda o sistema de carregamento para veículos elétricos, que consiste em carregadores residenciais fixos, do tipo “Wallbox”, devidamente instalados conforme normas técnicas existentes.