Search
Close this search box.

Escola de Santo Antônio da Patrulha mobiliza estudantes em projeto solidário para vítimas de desastres no Sul do país

Um gesto simples, feito à mão e carregado de empatia, está unindo estudantes de Santo Antônio da Patrulha a famílias que enfrentam momentos difíceis em duas regiões do Sul do Brasil. A Orientadora Educacional Vanessa Custodio Espindula, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Villa-Lobos, situada no bairro Barro Vermelho, lançou o Projeto: “Cartas que Acolhem” um trabalho especial para incentivar os alunos a escreverem cartas destinadas às pessoas afetadas pela queda de granizo em Erechim, no Rio Grande do Sul, e pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
A iniciativa nasceu do desejo de trabalhar, ao mesmo tempo, leitura, escrita e valores humanos. Segundo a orientadora, a proposta busca fortalecer habilidades socioemocionais e desenvolver o olhar para o próximo. Por meio de cartas coloridas e enfeitadas, os estudantes enviam palavras de fé, esperança, reconstrução e amor, mensagens capazes de atravessar distâncias e aquecer corações em meio às perdas e incertezas.
Professores relatam que a ação também despertou nos jovens um senso maior de responsabilidade social. “Eles entenderam que, mesmo sendo crianças e adolescentes, podem fazer diferença na vida de alguém”, comentou a mentora do Projeto. As cartas, repletas de desenhos, palavras de conforto e desejos de superação, serão encaminhadas às comunidades atingidas nos próximos dias.
“Educar vai muito além das disciplinas, passa também por formar cidadãos sensíveis, conscientes e participativos.” Disse a Orientadora.
Enquanto os moradores de Erechim e Rio Bonito do Iguaçu trabalham para reconstruir suas vidas, as crianças da Escola Villa-Lobos mostram que solidariedade não tem idade. E que, às vezes, uma carta pode ser tão valiosa quanto qualquer ajuda material: pode ser o incentivo que falta para seguir em frente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade