A Escola Estadual de Ensino Fundamental Felisberto Luiz de Oliveira promoveu recentemente a sua Feira de Ciências. Coordenada pela professora Ana de Fátima Padilha Rodrigues, que há 24 anos promove o evento, este ano teve como tema “Ciência e a conquista de uma sociedade livre”.
OBJETIVO
A professora Ana afirma que o objetivo é o trabalho com pesquisa e investigação em sala de aula compartilhando com a comunidade os resultados de investimentos construídos a partir da sala de aula.
OS TRABALHOS
A Feira termina culminando com a apresentação dos trabalhos investigados sempre sobre a orientação dos professores em sala de aula.
Esse procedimento tem a duração de dois meses até sua culminância com a realização da Feira que mobiliza direção, professores, alunos, pais e comunidade durante todo o dia. Bastante criativos, os alunos explicam com orgulho o que criaram em sala de aula para as pessoas que se aproximavam.
INCENTIVO
Por sua vez, a diretora, professora Tamara Curi Benedetto afirma que o trabalho da Feira é o resultado daquilo que se faz na escola, incentivando os alunos a pesquisarem sobre os mais diversos assuntos. “Trabalhamos muito com projetos e acreditamos muito na pesquisa”, afirma Tamara.
A diretora afirma também que com frequência são realizadas mesas redondas entre alunos e pessoas que atuam em diversas áreas, como Trânsito, FURG, onde os alunos manifestam intenção em cursar uma faculdade, advogados, ex-alunos compartilhando as suas respectivas profissões, incentivando as crianças a que nunca parem de estudar, buscando o aperfeiçoamento no que pretendem seguir na vida. Eles também tiveram a oportunidade de compartilhar a experiência da atleta paralímpica Mônica Santos, que tem se constituído numa grande motivadora no sentido de que, mesmo com limitações físicas, se pode alcançar os objetivos pretendidos.
AMPLIAÇÃO
A Escola, sob a coordenação de Tamara Benedetto, determinou a ampliação de um espaço para o lazer e também para refeições. Trata-se de uma área ampla situada próximo à sala dos professores. No entanto, para que o investimento continue, são necessários recursos, explica a diretora.