A patrona da 14ª Feira Municipal do Livro falando para a FOLHA PATRULHENSE afirma que como evento cultural cujo foco é a literatura, através da leitura e divulgação, principalmente do livro impresso, acredita que a 14ª edição da Feira do Livro foi um sucesso. “Houve muitas visitas aos estandes, como do Grêmio Literário, dos livreiros e da Secretaria de Educação. Destaco, ainda, a maciça presença dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais que assistiram às oficinas, às “horas do conto” e aos shows, participando ativamente de todas essas atividades”, destaca a advogada e escritora Eloisa Costa.
PRESENÇA EXPRESSIVA
Ela destaca o que considera como “a expressiva presença de público aos lançamentos dos livros e às sessões de autógrafos, destacando os do Grêmio Literário Patrulhense e suas obras coletivas (“Poesia na Praça”; “Suas Excelências, os Personagens”; “Enquanto isso, em Santo Antônio”), mas também dos autores individuais (“Sim, eu conto”, do presidente do GLP, Márnei Consul; “A Memória é uma folha seca”, da professora de FURG, Joselma Noal, e “Diante do Espelho”, do Dr. Luiz Nicanor)”.
SUGESTÕES
A Patrona acrescenta que para as futuras edições da Feira seja definido um local mais amplo para os lançamentos e as sessões de autógrafos, devido à grande presença de leitores em geral, familiares e amigos dos escritores, principalmente no sábado, à tarde, referente às obras coletivas do Grêmio Literário Patrulhense. “Destaco que neste ano o Multiespaço foi aumentado (ótima iniciativa da organização da Feira do Livro, ressaltando a funcionária Angelita Cardoso), mas, mesmo assim, ainda insuficiente para tal demanda”.
PRIORIDADES
O desejo da patrona deste ano é de que a próxima Feira do Livro continue a ser uma prioridade objetivando despertar o interesse pela leitura e pelos livros, notadamente nas crianças e nos adolescentes, e sigam prestigiando todos os que se dedicam às diversas manifestações culturais e históricas, como a instituição Grêmio Literário Patrulhense, entidade homenageada em 2024, cuja associada, Maria Eloisa da Costa, foi a patrona.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Educação, Sto Antônio – Política