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A Prefeitura de Gravataí presta uma homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado anualmente em 21 de março, data que faz alusão à condição genética da trissomia do cromossomo 21.
Assim, a prefeitura lembra a importância da inclusão e do respeito às singularidades como preceitos fundamentais a serem seguidos. Também destaca a data como sendo de conscientização e de celebração das pessoas com a síndrome e de reivindicação para garantia das mesmas oportunidades a todos.
Para isso, Gravataí conta com o Serviço de Estimulação Precoce, com atendimentos a crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Os atendimentos são realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gravataí por meio de um convênio com a prefeitura.
No local, uma equipe multidisciplinar trabalha as necessidades dentro de um plano terapêutico singular.
A identificação da demanda de atendimento na estimulação precoce pode ocorrer pelo hospital, no nascimento, pela família, pela escola, pelo serviço de saúde ou outros, e o acesso ocorre, necessariamente, a partir da Atenção Básica e com regulação posterior pelo município. Diferentemente do que muitos pensam, crianças com Síndrome de Down possuem um grande potencial a ser desenvolvido dentro das suas características individuais de constituição física, assim como aspectos médicos, psíquicos e cognitivos.

Entenda a trissomia do 21
Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre no momento da concepção de uma criança.
As pessoas com trissomia do cromossomo 21 têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. O diagnóstico pode ser feito clinicamente, conforme apresentação de características específicas ou por meio de exames complementares.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual. Ou seja, o desenvolvimento dos indivíduos está relacionado aos estímulos e aos incentivos recebidos, especialmente nos primeiros anos de vida, e à genética herdada dos pais, como qualquer pessoa.
Assim, o Serviço de Estimulação Precoce incentiva crianças com atrasos do desenvolvimento no fomento de atividades, seja a partir do ato de brincar, seja com vínculos afetivos. Tais ferramentas auxiliam na aquisição e no aprimoramento de capacidades importantes, como a comunicação, a função cognitiva, o desenvolvimento emocional, a autonomia, a psicomotricidade e a reciprocidade social.

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