Cristiano Quevedo fala sobre prioridades de sua Pasta

O Secretário da Cultura, Turismo e Esportes conversou com a reportagem a respeito de várias atividades desenvolvidas por sua Pasta. Em uma série de duas reportagens, vamos abordar nesta edição com Cristiano Quevedo, os projetos prioritários de sua Secretaria, o impacto da pandemia sobre as inúmeras atividades, dentre outros assuntos.

PRIORIDADES

Cristiano Quevedo afirma que a prioridade número um, dentre as iniciativas que contemplam a Cultura, o Turismo, o Esporte e a Juventude “é dar vida aos espaços maravilhosos que o município possui, como o Qorpo Santo, a Praça CEU, pista de skate, cineteatro, biblioteca, o Museu Caldas Júnior, a Biblioteca Pública, entre outros. Porém, em meio à pandemia, precisamos de muita responsabilidade para, aos poucos, abrirmos e trabalharmos gradualmente”.
Destaca Quevedo que em relação à Cultura e o Turismo há muitos projetos. “A revitalização da Avenida Borges de Medeiros, que iniciará nos próximos dias, e diversos outros para qualificar os pontos turísticos, o incentivo e a qualificação da nossa gente, para que nós, patrulhenses, saibamos receber os turistas, estão dentre eles”.
E adianta: “Nós temos, além dos pontos turísticos já conhecidos, novos locais, como a Rota da Rapadura e outros que iremos trabalhar nos seis distritos do município, valorizando as suas singularidades na cultura, gastronomia, esporte, etc”.

MTG

Outra intenção de Cristiano Quevedo é a valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho. E explica: “Vejo aqui um berço de tradição, porque o tradicionalismo não é apenas uma maneira de se vestir e de se apresentar artisticamente, mas traz consigo valores de família, de cultura, de fé e tudo isso eu vejo com muita clareza aqui em Santo Antônio da Patrulha”.
Já em relação ao esporte, Cristiano quer que cada comunidade tenha a oportunidade de praticar outras modalidades. “O esporte vai além do futebol, que muito nos orgulha, é verdade, com a organização dos diversos clubes instalados no nosso município. Já temos aqui grandes talentos, como a Mônica Santos, nossa esgrimista, o Nicholas Meregalli, campeão mundial no Jiu Jitsu, os bailarinos Murilo Souza Muniz, Maurílio Souza Muniz e Luiza Provenzi Caetano, estudando na grande Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, entre outros talentos. Acreditamos muito na prática do esporte e da arte como ferramenta de transformação, pois são importantes pilares da educação”.
IMPACTO DA PANDEMIA

A respeito da pandemia e dos problemas que ela causa também em sua área, o secretário Cristiano Quevedo reconhece: “Com certeza o andamento da pandemia é o que mais determina a realização ou não das atividades que queremos executar e que são anseios da nossa comunidade. É extremamente difícil fazer cultura, turismo e esporte sem a presença física e maciça das pessoas”.
Afirma o titular daquela Pasta que por enquanto se conseguiu a realização de eventos em forma de live, ou com sua capacidade reduzida, a céu aberto, como ‘Partiu Natureza’, realizado no último domingo em parceria com O SESC, porém, sempre com o apoio da Secretaria da Saúde e principalmente ouvindo o Comitê de Enfrentamernto à Covid-19 “para que possamos trabalhar com segurança e responsabilidade. Trabalharemos sempre com responsabilidade, pois em primeiro lugar estão a vida e a saúde dos patrulhenses e das pessoas que nos visitam”, salienta.

FERRAMENTA DIGITAL

Conforme Cristiano Quevedo as lives estão sendo uma ferramenta importante para que a cultura chegue até as pessoas em casa nesse momento tão difícil pelo qual todos estão passando. “Além de informação, todos precisamos também de entretenimento. Além disso, esses eventos online serviram para suprir uma lacuna que deixou os artistas desamparados desde março do ano passado”.
Ele, que é Músico, explica: “Posso falar com propriedade, pois antes de estar na administração municipal, sou artista há 26 anos e sempre vivi do meu próprio canto. Eu e toda a classe fomos os primeiros a parar e não temos ainda a possibilidade de voltarmos com 100% das nossas atividades. Porém, as lives também dependem de um cronograma, de um planejamento, ou seja, as lives que estamos programando serão todas com o objetivo de levar informação, cultura e entretenimento para as pessoas. Com certeza, durante a pandemia, as lives são o nosso ‘cavalo de batalha’, para que possamos fazer algo neste primeiro semestre ainda tão difícil, mas que com fé e força vamos conseguir ultrapassar”.

DIRETORIAS

Estes são os integrantes que auxiliam Cristiano Quevedo em sua Pasta:

Diretora de Cultura e Turismo: Carmen Alminhana Monteiro
Diretor de Esporte e Juventude: Paulo Cesar Santos
Coordenador de Juventude: Bruno Barcelos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade