Search
Close this search box.

Crianças formam-se como bombeiros mirins em solenidade em Santo Antônio da Patrulha

Um total de vinte e oito crianças de Santo Antônio da Patrulha que fizeram, no quartel do Corpo de Bombeiro Militar o curso para Bombeiro Mirim e 30 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro José de Borba de Caraá Central, tiveram sua formatura neste sábado (10), no quartel da corporação em Passo dos Ramos, junto à ERS-030. No total foram 58 crianças a receberem o batismo com jatos d’água no encerramento da solenidade.
O ato teve as presenças do comandante da primeira companhia do 9º Batalhão do CBM RS Capitão Duke, do Tenente Cardoso, comandante do Pelotão local do CBM-SAP, do vice-prefeito Marcelo Gaúcho representando o prefeito Rodrigo Massulo, do presidente da Câmara, vereador André Selistre, do vereador Ezequiel Peixoto, vereador Bolívar Gomes, da diretora da Escola Pedro José de Borba, professora Clair Ramos Moro e da vice diretora professora Lizandra Peres da Silveira.
A turma de Santo Antônio teve como coordenador o soldado Hilton Dornelles e a de Caraá, o soldado Wagner Dornelles. Hilton chegou a dar apoio inicial, mas em seguida assumiu a turminha de Santo Antônio.
O PROJETO
O projeto é uma ação de educação preventiva desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS), integrando o seu Planejamento Estratégico e com intuito de transmitir e difundir conhecimento e informações que possam melhorar a percepção dos riscos e a prevenção de incêndios e acidentes.
A grade curricular do Projeto Bombeiro Mirim valoriza os temas relacionados a atividade do bombeiro, principalmente em relação a prevenção de incêndio e a preparação para agir em caso de emergências. Possibilita ainda a vivência com a disciplina própria da caserna, com rotinas que incentivam o trabalho em grupo, a superação de desafios, a higiene e a autoestima.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Projeto, importante ação de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, parte do entendimento de que, em se tratando de desastres, a vulnerabilidade dos indivíduos está relacionada à capacidade, entre outros fatores, da percepção de riscos, atuando preventivamente ou reativamente sobre eles. É uma proposta pedagógica voltada para crianças com o propósito de instrumentá-los para uma cidadania responsável em relação à prevenção de incêndio e acidentes.
O Projeto Bombeiro Mirim do 4º Pelotão – Santo Antônio da Patrulha: tem por finalidade desenvolver as crianças estudantes do ensino fundamental de Escolas Estaduais e Municipais a cidadania, a disciplina, a prevenção de acidentes, além da prática de esportes, brincadeiras e outras atividades lúdicas. O propósito é formar gerações comprometidas com a segurança em todos os seus aspectos.
O curso de 2022 teve inÍcio no município do Caraá no dia 31 do mês de Março e em Santo Antônio da Patrulha no dia 07 de Maio. Somente com o apoio das Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores, Ministério Público e em especial a escola EMEF Pedro José de Borba foi possível a realização do projeto. Concluem o curso 30 alunos do município do Caraá e 28 de Santo Antônio da Patrulha.
ALUNOS DESTAQUES
Seis alunos, sendo três de Santo Antônio e três de Caraá, se destacaram por disciplina, assiduidade e em instrução.
Destacaram-se em Santo Antônio da Patrulha os estudantes Natalia Lima de Oliveira, Julia Santos de Souza e Murilo da Silva Soares.
Em Caraá destacaram-se os alunos Laryssa Magni Brum, Emilly Vitória Otto Brum e Alex Sandro Hornes Hornes.
Em seguida os soldados Hilton Litomar Dornelles dos Santos e Wagner Machado Dornelles receberam a medalha da Ordem do Mérito Batalhão Suez, categoria bronze por serviços prestados por elevar o histórico dos que lutaram pela preservação da paz.
Para encerrar a solenidade, houve o batismo dos alunos com jatos d´água expelidos pelo soldado Hilton Dornelles.

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade