Contrato para a construção das unidades de saúde da família Itatiaia e Granville é assinado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí assinou, na sexta-feira (3/5), o contrato para a construção das unidades de saúde da família (USFs) Itatiaia e Granville. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa da secretaria que cuida da atenção primária à saúde. A previsão de entrega de ambas as unidades é de 12 meses.

“É um novo status para esses bairros. As comunidades terão, de fato, um posto à altura da necessidade que elas possuem. As obras bancadas pelo município têm início, meio e fim”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon. O prefeito salientou ainda a importância dos investimentos que a prefeitura tem promovido nas diversas secretarias, permitindo que o município alcance níveis de excelência em todos os níveis.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a construção de duas novas unidades – no lugar das atuais casas locadas – representam um grande avanço, não só para a população dos bairros, mas, também, às equipes que atendem nos locais. “Esse é o grande objetivo: oferecer uma estrutura de qualidade e acessibilidade aos que mais precisam. É muito satisfatório e representa muito para a comunidade. Que sejam as duas primeiras de muitas que estão por vir”, afirmou o secretário.

Também presente durante a oportunidade, o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, reforçou que esse era um pedido antigo da comunidade. “Era uma grande necessidade, visto que as unidades não tinham a acessibilidade adequada às pessoas”, disse, lembrando que cerca de 80% da demanda de atendimentos concentra-se na Atenção Primária, principal porta de entrada aos serviços de saúde por parte dos usuários.

“Aquilo que prometemos na campanha está sendo cumprido. São nesses locais que as pessoas são atendidas no dia a dia. Com essa qualificação no atendimento, podemos fazer as ações mais perto dos bairros dessas comunidades”, apontou o vice-prefeito Dr. Levi Melo. Durante o ato, o vice-prefeito recordou que Gravataí investe 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos em lei.

Qualifica Atenção Primária

Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população. Assim, busca maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses, atendidas por nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 20 Unidades de Saúde da Família (USFs). Por meio do programa, três unidades contam com horário estendido de atendimento, até as 22 horas: Barro Vermelho, Morada do Vale I e São Judas Tadeu.

Além disso, outras cinco unidades, também, têm horário ampliado, com atendimentos das 7h às 19h: Parque dos Anjos, Parque dos Eucaliptos, Neópolis, Barro Vermelho e São Vicente. Ao todo, dez unidades serão construídas até 2024. Iniciativa que, também, faz parte do Qualifica Atenção Primária.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade