O atual comandante da Brigada Militar de Santo Antônio, falando a respeito do policiamento ostensivo da Corporação durante a FENACAN 2022, afirmou que houve contato com a organização do evento a quem foi solicitado o envio de toda a programação. “De posse do que deveria ocorrer nas duas semanas do evento, buscamos apoio do CRPO Litoral e do 8º Batalhão e, juntamente com o apoio dos alunos soldados da ESFES, que estão estagiando, houve o deslocamento do reforço para Santo Antônio, afirmou o Tenente Soares.
E o resultado – destacou o Oficial – é que o evento transcorreu tranquilo sem ocorrência que precisasse da intervenção da Brigada Militar, até mesmo pela quantidade de PMs que estavam na cidade.
“Em anos anteriores houve registros de furtos de e em veículos e este ano, nada disso aconteceu”, afirmou o comandante.
Sempre nos dias de maior movimento, um pelotão de 26 alunos-soldados era deslocado de Osório para garantir a segurança, tanto para dar tranquilidade aos que se encontravam na cidade de lona, seja evitando furtos e roubos, seja garantindo tranquilidade nos shows e para que a população, no seu todo, sentisse mais tranquilidade em suas residências.
EFETIVO
Ainda na entrevista, ao ser indagado sobre como está a atuação da Brigada em Santo Antônio desde que assumiu em maio último, já que o Tenente Zanata deixou o município para assumir Rolante, onde reside sua família, o Tenente Soares disse: “Tentamos fazer o possível dentro do efetivo que dispomos porque a defasagem é grande”, fato comprovado porque, não apenas na Brigada Militar, mas em outros órgãos da segurança, o fenômeno da falta de efetivo tem acontecido.
INTERIOR
Já sobre o patrulhamento rural, tendo em vista a incidente de crimes de abigeato, Soares explica que infelizmente, não há uma viatura disponível para esta finalidade e para patrulhamento diário, porém a Brigada de Santo Antônio coloca, na medida do possível em dias alternados uma viatura para atuar com dois a três PMs, especialmente à noite. Acrescenta ainda que não há uma região específica em que acontece maior incidência de furtos e roubos de gado.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura