Termina hoje (30), a 1ª Expoarte. O evento se realiza no Colégio Santa Teresinha e está sendo um sucesso já em sua primeira edição. Os estudantes das turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental dedicaram-se, ao longo deste ano letivo, desde o momento em que escolheram os artistas brasileiros e estrangeiros para o desenvolvimento do projeto. Segundo a Coordenadora, Daniela Selbach, a escolha cuidadosa foi feita a partir do interesse dos estudantes tendo em vista obras que retratam a arte de forma alegre, viva e colorida. Afirma ainda que, segundo Ana Mae Barbosa – educadora pioneira no ensino da Arte – aprender por meio da arte faz parte de uma educação integral, inclusive porque ajuda a desenvolver outras áreas do conhecimento, uma vez que os estudantes precisam mobilizar diversas habilidades, como a capacidade de interpretação, criatividade, imaginação, e os aspectos afetivos e emocionais, além da própria inteligência racional e das habilidades motoras.
ABERTURA
A abertura do evento foi na noite de segunda-feira, no Salão Nobre do Colégio, e contou com a presença de autoridades, pais, estudantes e a participação especial da Oficina de Dança Renata Guimarães. A Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, falou da importância do incentivo da arte nas escolas e o quanto movimentos como este marcam positivamente a vida do estudante e contribuem para o seu desenvolvimento. Na noite, a Diretora, Irmã Teresinha Dorigon, mencionou a relevância da arte na vida das crianças nas palavras que seguem: “uma escola, com crianças desde 1 ano e meio até 18 anos, exige diferentes olhares para que a estética da vida humana possa acontecer. É nesse movimento de acolhida, escuta, contemplação e ação, reflexão e produção que a arte das relações também é construída. O ensino da Arte é um elemento de significativa importância na vida das pessoas e, particularmente, no desenvolvimento da criança, pois estimula a aprendizagem de forma descontraída, bem como a capacidade de expressão através da conexão consigo mesma. Ao se expressar através da Arte, a criança deixa pistas daquilo que a incomoda e daquilo que a anima e alegra. Nesse sentido, a Arte visual permite que haja liberdade de cunho emocional e racional no indivíduo, provenientes do uso da linguagem simbólica proporcionando integração entre cognição e afetividade. Foi observado em Reggio Emilia que, para os educadores daquela região, trabalhar com Artes é como provocar o pensamento da criança, instigando-a a criar através da linguagem simbólica, dando significado àquilo que lhe vai por dentro e exteriorizando o que sente. No entanto, sabemos também que a arte é uma forma de mostrar à comunidade o que as crianças fazem dentro das escolas, como elas brincam e se comunicam e o que vem acontecendo no dia a dia escolar. Com esse intuito, desejamos a todos uma ótima visita e que esse momento possa ser uma experiência de alegria, inspiração e sensibilidade em meio aos muitos desafios de nossa vida cotidiana.”
GRATIDÃO
A Irmã Teresinha também destacou toda a sua gratidão por este momento à coordenação, Profª Daniela Selbach, aos professores do programa bilíngue, Professora Larieti Assis da Silva e Rafael F. dos Santos, às educadoras: Luana Coelho, Deise Noronha, Larine Braga, Carla Silveira e Amanda Rosa, aos estudantes e toda a comunidade.
Prestigiaram o evento, os vereadores Ezequiel Peixoto Muniz, Jacira Santos e Ricardo Züllmann Pires.
VISITA
Após a abertura oficial do evento, os presentes foram convidados a visitar a exposição nos ambientes da escola. A exposição ficará aberta à comunidade até hoje, 30 de novembro e as escolas agendam a visitação pela Central de Atendimentos (51)999207645.