Clube Seis de Maio homenageia mulheres negras e empreendedoras na 1ª Feira Afro

Em evento, no último sábado (30/7), a instituição concedeu o Prêmio Destaque Mulher Negra e reuniu expositoras de moda, artesanato e gastronomia

Priscila Milán

A tarde de sábado (30/7) foi de muito movimento na Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio, que realizou a primeira edição da Feira Afro, alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A mostra, que contou com a participação de 12 marcas criadas por empreendedoras negras, também incluiu apresentações culturais das Divas do Clube Literário de Gravataí e da bailarina e poetisa Danielle Costa, conhecida como Preta Mina. Além de oportunizar espaço para o empreendedorismo feminino, a instituição entregou o Prêmio Destaque Mulher Negra. Cinco mulheres foram agraciadas com a Medalha Oneide Terezinha Adão.

A presidente do Seis de Maio, Cristiane Gomes, explica que o nome da medalha, que mudará anualmente, foi uma homenagem póstuma a Oneide, que fez parte da história do clube e faleceu em 2021. Os familiares de tia Neide, como era carinhosamente chamada, estiveram presentes no evento, no qual foi apresentado um breve histórico da homenageada. Ela foi casada com João Cláudio e teve um filho, Cláuber Adão. Colaborou com diversas ações da entidade, sempre com muita dedicação. “Uma mulher preta, guerreira que fez a diferença em nossas vidas”, foi destacado na premiação.

Expositoras

O público que prestigiou a Feira Afro pôde conferir diversos produtos e serviços de moda, artesanato e gastronomia. Nesta primeiro edição, o evento reuniu as empreendedoras Carmem Lúcia Souza dos Santos (Calú Artesanato), Fátima Rodrigues (Africaxé Acessórios), Dandara Cruz Ennes (Dandara Moda e Arte), Isabete Fagundes (Haja Luz Acervo Cultural Afrodescendente), Inajara Cáceres (Ina Personalizados), Maximilienne Melo (Maxi Braids), Bianca Neves e Rosângela Silva (Closethê Brechó), Circe Elaine (Sabor da África), Juliana Paes (Delícias de Mãe & Filha), Carine Richetti (Delícias da Carine), Joselaine Rodrigues (Doces Delícias Africanas) e Cristiane Gomes (Cris Mary Kay).

Homenageadas

Prêmio Destaque Mulher Negra 2022

  • Silvia Maciell – É educadora social, diretora de teatro, dramaturga e produtora cultural. Seus projetos fomentam o protagonismo de crianças e adolescentes negros. Integra o Conselho Municipal de Política Cultural.
  • Gládis Bertholdo – Atuou como professora por 40 anos, sendo que grande parte da trajetória como educadora foi no Colégio Dom Feliciano, onde esteve empenhada na busca de novas formações e aprendizados.
  • Kátia Ferreira – É professora, psicóloga clínica e comunitária, licenciada em Filosofia, mestra em Ciências da Saúde, coordenadora do grupo de Artesanato e Saúde do Quilombo Manoel Barbosa.
  • Sil Maciel – Graduada em Educação Física e especialista em Dança. Trabalha como bailarina, coreógrafa, atriz, educadora social, escritora, cantora e palestrante, além de se dedicar ao Carnaval, no qual já foi Rainha da Acadêmicos de Gravataí.
  • Tânia Martins – Professora, lecionou no Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, sempre foi muito atuante na comunidade, com engajamento em ações sociais de diversas instituições, como o Clube Seis de Maio, no qual já fez parte da diretoria, e a Igreja Matriz, entre outras.

Rumo aos 70 anos

O Seis de Maio foi fundado há 66 anos com a proposta de ser um espaço para socialização dos negros, um local no qual a comunidade pudesse reconhecer e valorizar a própria identidade. Até a comemoração dos 70 anos, o clube deseja concretizar vários planos. Fortalecer o vínculo com os gravataienses, retomar projetos e fazer melhorias na sede são algumas das metas da atual diretoria, formada por diferentes gerações da história da entidade. “Queremos continuar valorizando a história dos negros em Gravataí, que eles se sintam orgulhosos de ter um lugar de representação. Vamos planejar o futuro sem esquecer do passado”, frisa a presidente, Cristiane Gomes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade