Na primeira semana do Curso de Formação de Oficiais para Guardas Municipais, promovido pela Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), cinco disciplinas já começaram a ser lecionadas para os novos agentes de segurança.
Entre os conteúdos já aplicados, o que mais chamou a atenção do aluno Ezequiel de Lemos, do município de Gravataí, foi a disciplina de Técnicas e Procedimentos Operacionais I, na qual foram ministradas aulas sobre a manutenção da ordem pública e sobre o sistema de segurança. Para Ezequiel, a qualidade dos conteúdos apresentados e a capacitação dos instrutores estão tornando a aprendizagem mais tranquila em sala de aula. “O conteúdo é bem didático e os instrutores bem preparados e com boa dicção”, disse.
De acordo com a Coordenação de Ensino da GM, que está realizando o treinamento, esta é a nona turma que a Guarda Municipal de Gravataí está formando, sendo a primeira para o município de Campo Bom. Com oito agentes de segurança do município e 32 de Campo Bom, o curso, que está sendo lecionado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), terá 1.312 horas, distribuídas em 31 disciplinas, entre aulas teóricas e práticas.
A capacitação é elaborada por meio de um currículo próprio, com base na Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais da SENASP do Ministério da Justiça e, também, pelo que está previsto na Lei Federal 13.022, de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.