Câmara de Vereadores promove visitas orientadas

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha está desenvolvendo diversas iniciativas para promover a aproximação entre a população e o Legislativo, visando aumentar o conhecimento sobre os processos legislativos e fortalecer a cidadania. A Mesa Diretora oferece visitas orientadas e oficinas para estudantes de diferentes níveis e áreas de conhecimento, proporcionando uma compreensão mais profunda do trabalho dos vereadores e dos procedimentos legislativos. Além disso, a iniciativa contribui para promover a transparência dos atos públicos.
As visitas permitem que os cidadãos conheçam os espaços e as atividades realizadas na Câmara, abrangendo aspectos políticos, culturais, históricos e artísticos. Dentre os atrativos estão a Galeria dos Presidentes, a Galeria das Mulheres no Poder Municipal e os gabinetes dos vereadores, mediante agendamento prévio.
Outra iniciativa bem-sucedida foi o retorno do projeto “Luz, Câmara, Ação”. As EMEIS Moranguinho, Pequeno Aprendiz e Algodão Doce já participaram no mês de março, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistirem um filme escolhido pelos próprios professores. A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
No início do mês de abril, aconteceu uma programação em comemoração aos 213 anos de instalação administrativa. Destaca-se a participação do historiador e coordenador de Cultura do Município, Fernando Lauck, que compartilhou a história da instalação da Câmara durante uma sessão. Uma ocasião importante para reconhecer e valorizar a história e o progresso da comunidade ao longo dos anos.
Recentemente, os Guardiões do Caminho Gaúcho de Santiago, Igor Oliveira, Jaime Müller e Lucas Barcelos, estiveram reunidos com alunos do ensino médio das escolas Patrulhense, Instituto Estadual Educação Santo Antônio e Gregória de Mendonça para compartilhar informações sobre trajeto patrulhense inspirado em uma das mais famosas trilhas do mundo, o Caminho de Santiago de Compostela.
O presidente da Câmara, Sergio Airoldi, destaca a importância de os alunos conhecerem o Poder Legislativo. Ele ressalta que compreender o funcionamento e o papel desse Poder é fundamental para uma participação cidadã efetiva e para o fortalecimento da democracia. Canário enfatiza que os estudantes devem ser incentivados a conhecer não apenas os aspectos teóricos, mas também a prática legislativa, para que possam entender como as leis são criadas, debatidas e implementadas, e como isso impacta suas vidas e a sociedade como um todo.
As sessões são transmitidas nas redes oficiais da Câmara de Vereadores e também podem ser acompanhadas presencialmente no Plenário Euzébio Barth todas as segundas-feiras. Os presentes são anunciados pela Mesa Diretora, proporcionando transparência e acesso às atividades legislativas.
CANÁRIO FALA SOBRE O PROJETO
Falando para a FOLHA PATRULHENSE, o presidente da Câmara disse que este projeto foi idealizado em 2008 pelo então vereador Ferulio José Tedesco (Ferulinho), e que agora está sendo aplicado na prática para, como diz a matéria, oportunizar a que as pessoas conheçam como funciona o Poder Legislativo Municipal.
Depois do filme escolhido pela escola e que é apresentado às crianças das escolinhas infantis que já tiveram a oportunidade de assistir, é servido um lanche.
Afirma o vereador Sergio Airoldi que os resultados foram muito positivos, porque se observou o interesse das crianças a começar pelo filme que é exibido em uma das salas do Legislativo. A próxima etapa, depois da participação das escolas de educação infantil, é levar o ensino médio para conhecer a Casa.
Além disso – enfatiza Canário – é muito importante que jovens e adultos conheçam como funciona a Câmara e o papel dos vereadores, que não têm como finalidade apenas participar das sessões, mas que desempenham um papel fundamental, já que são os que fiscalizam os atos do Poder Executivo. Explica o presidente que para que o prefeito execute um projeto, é necessário a aprovação dos vereadores.
“Sem a Câmara, que participa em aproximadamente 90 por cento das decisões do prefeito, ele não consegue trabalhar. Tentamos desta forma, mudar a imagem da Câmara, para que todos saibam o que é realizado na sede daquele Poder”, salienta o presidente.
Destaca o vereador que as sessões são transmitidas pelo Facebook mas é importante que as pessoas estejam presentes para que saibam porque determinado projeto é aprovado, ou não.
As sessões acontecem todas às segundas-feiras a partir das 16 horas e as portas do Legislativo estão abertas à toda a comunidade de segundas a sextas-feiras das oito horas da manhã ao meio dia e das 13h às 17 horas. Para tanto, o presidente reforça o convite no sentido de que a comunidade visite o Legislativo e converse com os vereadores para terem um melhor conhecimento de como funciona o Legislativo Municipal e para que os vereadores tenham conhecimento do que a comunidade necessita.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade