Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Foi encerrada com uma caminhada a programação relacionada com a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TeA).
O evento seguiu-se a um encontro na Câmara de Vereadores com plenário lotado entre pais e filhos portadores de TeA e que teve as presenças do prefeito Rodrigo Massulo, vice-prefeito Marcelo Gaúcho, do presidente da Câmara, vereador Sergio Airoldi, da presidente da Patrulha Azul, Jane Borba, do vereador Gabriel Diedrich, grande incentivador por essa causa, vereadores Valtair Andrade, Ezequiel Peixoto e Ricardo Pires.

CAMINHADA
A caminhada foi precedida por uma unidade da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e com o apoio da Brigada Militar.
Um bom número de pessoas, incluindo crianças, participou do evento que teve culminância na praça Nossa Senhora da Boa Viagem.

PRESIDENTE
A presidente da Patrulha Azul Jane Borba conversou com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE, ela definiu a semana como excelente. “Fizemos uma programação leve, com rodas de conversa, piquenique, nossa primeira exposição com fotos de nossos autistas, colocação de placas sobre o autismo, projeto de lei aprovado, inauguração da nossa sede. Falamos sobre o autismo de uma forma que pais e familiares pudessem participar.”
A respeito da importância da sede inaugurada no prédio do SINE, Jane Borba a definiu como um ponto de encontro das famílias. “Antes era somente online, agora as famílias têm um espaço para se encontrar, conversar e receber esta rede de apoio tão importante. Todo o trabalho que fazíamos online, as CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo), preenchimento de nossos formulários e principalmente já conduzimos as famílias para questões de CADÚNICO, carteira de identidade pois estamos todos juntos em um mesmo espaço.
Jane afirma não ter o número exato de autistas em Santo Antônio, mas na Patrulha Azul há 100 famílias com crianças, adolescentes e adultos autistas. “Gostaria muito de saber também quantos autistas têm aqui na cidade, mas acredito que com o Cadastro Único dos Autistas (uma base de dados que será criada) teremos este número”.

PATRULHA AZUL
Indagada sobre quais atividades desenvolve a Patrulha Azul, a presidente afirmou que se tornou uma grande rede de apoio entre as famílias. “Auxiliamos na parte de orientar quando se recebe um diagnóstico (onde ir, quem procurar). Na verdade a Patrulha Azul faz o meio de campo entre famílias e escola, saúde e assistência social e é muito gratificante poder orientar estas pessoas para terem uma qualidade de vida melhor e hoje temos um desafio ainda maior que são os autistas adultos que estão chegando na Patrulha Azul”.
E quanto ao resultado desse trabalho, Jane afirma que tem sido melhor que o esperado. “Tivemos participação expressiva das famílias. E o principal TODOS estavam felizes, ver as famílias se sentindo amadas, valorizadas. Isso não tem preço”.
Por fim, ela afirma que hoje a visibilidade do autismo está 100% voltada para a criança. “Mas temos os autistas adultos que muitas vezes não são vistos, não são amparados, eles têm seus empregos, suas vidas encaminhadas, mas pelo fato de terem suas limitações não são aceitos como deveriam.
Lembrem-se toda criança ou adolescente autista hoje, será um autista adulto amanhã. Valorize as capacidades e respeite os limites”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade