A Brigada Militar apreendeu grande quantidade de armas em Santo Antônio da Patrulha na tarde desta terça-feira (08).
As armas estavam depositadas dentro de tonéis de plástico enterrados em uma propriedade rural, localizada entre os quilômetros 69 e 70 da rodovia ERS-030 na Agasa próximo a uma casa de moradia.
Foram encontrados nove fuzis, 40 pistolas, uma submetralhadora, 19 revólveres, duas espingardas, inúmeros carregadores para o armamento e cinco embalagens com insumos normalmente utilizados para serem misturados à cocaína.
COMO FOI A OPERAÇÃO
Policiais militares da Companhia Policial do 8°BPM em Santo Antônio da Patrulha chegaram à propriedade, após trabalho de Inteligência do 8°BPM.
De acordo com o comandante do 8º BPM Major Luiz César, a Brigada chegou ao local após longo trabalho do serviço de Inteligência do Batalhão que já vinha monitorando os suspeitos.
Quando a Polícia chegou ao local, após cercarem a propriedade, os suspeitos não ofereceram resistência.
No local foram presos dois homens de 28 e 31 anos com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e passagens por casas prisionais.
As armas estavam depositadas dentro de tonéis plásticos contendo óleo para evitar danos e enterrados em uma propriedade rural, localizada entre os quilômetros 69 e 70 da rodovia ERS 030, e foram encontrados por policiais militares do 8º BPM, após trabalho de Inteligência do Batalhão.
CRIANÇAS
As companheiras dos dois indivíduos, de 24 e 27 anos, também estavam na propriedade e foram conduzidas à Delegacia de Polícia. Havia três crianças de 4, 8 e 12 anos na residência e foram retiradas do local pelo Conselho Tutelar, a partir do chamado dos PMs.
EFETIVO
O efetivo que atuou na operação esteve composto por aproximadamente 20 policiais militares, incluindo a Força Tática da Brigada de Santo Antônio, componentes do setor de Inteligência do Batalhão e policiais do 8º BPM, atuando sob as ordens do comandante do 8º BPM Major Luiz César e do comandante da II Cia da BM da Brigada Militar de Santo Antônio Capitão Thaires Selister.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santo Antônio da Patrulha ficando à disposição da Polícia Judiciária. O delegado Valdernei Tonete autuou ambos em flagrante, tendo representado pela prisão preventiva dos indiciados.
INTELIGÊNCIA
Conforme o Capitão Selister, comandante da II Cia da Brigada Militar, os suspeitos já haviam sido presos, após monitoramento da Brigada Militar, por operarem um laboratório de cocaína. Quando a Brigada obteve a confirmação de que eles estariam em um sítio ocultando armas de fogo a serem posteriormente utilizadas em ações criminosas Ocorreu então a ação que resultou na prisão de dois suspeitos, que são de Pelotas, mas estavam morando na região há muito tempo, tanto que já haviam sido presos no final do ano passado em Imbé.
ARMAMENTO DE GUERRA
No armamento apreendido havia armas com alto poder de fogo, utilizadas em guerra.
Algumas dessas armas possuíam identificação sendo possível a identificação da procedência. Outras estão com a numeração raspada podendo estar vinculadas a outras ocorrências no Estado.
No Litoral não há recordação de outra operação de apreensão de armas em tal volume, conforme o Capitão Selister.
O capitão Selister destacou que não se consegue neste momento mensurar a quantidade de crimes e a quantidade de mortes que ocorreriam. “Por isso, nos consideramos felizes em poder impedir que esta quantidade de crimes acontecesse”, finalizou o comandante.
ENCAMINHAMENTO.
As 71 armas e os carregadores de munições para esse armamento, apreendidos pela Brigada Militar de Santo Antônio e demais efeitos do 8º BPM em Santo Antônio da Patrulha na tarde desta terça-feira (08), na Agasa, por determinação do delegado de Polícia Civil Valdernei Tonete, foram encaminhados para a Divisão de Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil em Porto Alegre, ainda na noite de terça-feira desta semana.