Governador e vice inauguram a nova ponte sobre a 474 e firmam documento de reforma da emergência do HSAP

Pela primeira vez na história de Santo Antônio da Patrulha estiveram juntos num ato inaugural o governador do Estado e seu vice.
Eduardo Leite, acompanhado de Gabriel Souza, do secretário da Logística e Transportes Juvir Costella, do diretor-presidente da EGR Luiz Fernando Záchia, do deputado estadual Luciano Silveira, da deputada federal Agne Ortiz representando a Câmara dos Deputados, de Wagner Figueiredo diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano representante do deputado federal Luiz Carlos Busato ao lado do prefeito Rodrigo Massulo, vice Marcelo Gaúcho, do presidente da Câmara vereador Ezequiel Peixoto e de outras autoridades, inaugurou a nova ponte sobre a ERS-474 construída pela Pavicon um tempo recorde de 42 dias como destacou o governador, restabelecendo o tráfego rodoviário entre a região serrana por Santo Antônio da Patrulha e a freeway.
A PONTE
A obra – que contou com investimento de R$ 858.921,72, oriundos da praça de pedágio – foi concluída cerca de quarenta dias após o ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em junho, tendo destruído completamente a estrutura anterior. A nova ponte apresenta uma galeria dupla de 11m de comprimento por 11m de largura.
“Reunimos o secretariado e mobilizamos todas as nossas forças. O vice-governador se dedicou especialmente a isso. Todos se engajaram para que conseguíssemos, de forma rápida, dar atenção ao problema. Essas comunidades não estão sozinhas, e vamos mudar o cenário juntos”, destacou Eduardo Leite. “A ponte é mais uma entrega importante que fizemos em um curto prazo, e seguiremos trabalhando para realizar outros projetos a fim de recuperar o que foi destruído pelo ciclone.”
DESVIO PROVISÓRIO
A partir da queda da antiga ponte, as equipes técnicas da EGR montaram um desvio provisório para viabilizar o tráfego de veículos enquanto os serviços de reconstrução da estrutura avançavam diariamente. Com isso, os usuários puderam continuar se deslocando entre Santo Antônio da Patrulha e região até os trabalhos serem finalizados.
INTERDIÇÕES
Na primeira quinzena de julho, o local precisou ser interditado em duas oportunidades em função da enchente provocada pela passagem de um novo evento climático. De acordo com Záchia, a mobilização da empresa foi crucial para que a obra fosse concluída em um curto período (exatos 42 dias), mesmo após as condições climáticas adversas.
Após os pronunciamentos houve a retirada dos cones que simbolizaram a liberação do trânsito através da nova ponte sobre o arroio Pereira, localizada no km 3,5 daquela rodovia.
HOSPITAL
Em seguida, Eduardo Leite e comitiva rumaram para o centro de Santo Antônio da Patrulha quando teve oportunidade de observar as obras de duplicação da ERS-030 no perímetro urbano, seguindo depois para o hospital, onde foram recebidos pelo diretor presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal Mollin, o diretor administrativo Geremias Silva, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e servidores do HSAP.
RECURSO
O governador assinou o repasse do recurso que totaliza R$ 999.067,12 para a reforma e ampliação da emergência do HSAP. A obra visa adequar a estrutura existente aos fluxos assistenciais – principalmente no setor de emergência, mas também nas unidades de internação hospitalar, ambulatórios e demais serviços de apoio.
“Estamos visitando hospitais como este, que têm recebido recursos do Programa Avançar na Saúde. Desde 2021, investimos praticamente meio bilhão de reais”, ressaltou Leite.
EDITAL DE COTAÇÃO
Na ocasião, foi lançado o edital de cotação de preço para a execução da reforma. O repasse do governo do Estado à entidade foi realizado em 28 de junho. A previsão é de que a obra tenha início em 1º de setembro, com finalização em fevereiro de 2024.
Após, Leite e comitiva confraternizaram com os presentes, retornando em seguida para a capital gaúcha, totalizando pouco mais de duas horas de permanência no município.
CIDADANIA
Um fato que chamou a atenção de Eduardo Leite foi de que as autoridades ali presentes nos dois anos, têm alguma ligação com o município, tanto de familiares como tendo títulos de cidadania. “Somente eu não tenho…” disse brincando, ao que o prefeito aproveitou para dizer aos vereadores presentes de que algum deles venha sugerir a concessão do título de cidadão patrulhense ao governador do Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade