Biomédica alerta: câncer de próstata é o segundo com maior incidência no homem

Novembro é um mês dedicado para lembrar que o homem deve redobrar a atenção com os exames de prevenção, especialmente, contra o câncer de próstata. Como afirma a biomédica Juliana Jesus da Silva, responsável técnica pelo Laboratório do Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia, este tipo de câncer é o segundo com maior incidência no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele.
ONDE PROCURAR AJUDA?
O paciente deve procurar o posto de saúde, marcando consulta com um clínico geral, em um primeiro momento, ou um urologista. Lembrando que a partir dos 45 anos é fundamental a realização anual de um checkup. “Se o paciente apresentar algum sintoma, como dificuldade de urinar, ou até mesmo dor, deve procurar um médico antes para fazer um pedido de exames. Mas caso não haja nenhum sintoma relacionado a isso, poderá fazer esse checkup uma vez ao ano”, explica a biomédica.
ORIENTAÇÕES
Para o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado a partir de uma coleta de sangue tradicional, o paciente deverá seguir algumas recomendações: nos três dias que antecedem o exame, não deverá realizar relações sexuais, andar de moto, cavalo, ou realizar esforço físico, nem mesmo frequentar academia. Isso é necessário para que não ocorra alteração no PSA. Seguindo as recomendações, pode então procurar o laboratório para a coleta do exame.
Para pacientes SUS, primeiramente é necessário ir ao Posto de Saúde Central marcar o exame e aguardar a data agendada para ir ao laboratório realizar a coleta. Caso seja particular ou convênio, basta ir ao laboratório seguindo as orientações. O horário de funcionamento é de segunda à sextas-feira, das 7h às 16h, sem fechar ao meio dia.
PREVENÇÃO
Segundo Juliana, atualmente o município não apresenta muitos casos da doença, o que não significa que alerta e a necessidade de prevenção devam ser ignorados. “Muitas vezes o sintoma pode ser uma prostatite, que é a inflamação da próstata, quando ela fica lesionada e aumentada e é quando o homem sente dificuldade para urinar. Por isso, deve ficar atento e procurar o médico no posto do seu bairro, ou o médico da família que vai avaliar e solicitar exames e, se necessário, ele o encaminhará para uma consulta com especialista”, explicou.
AGENDE-SE
No dia 29 de novembro, o médico urologista Raul Guilherme Goulart de Andrade, estará com agenda de atendimento aberta das 13h às 18h para convênios e particulares. Os agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3662-7600.
O Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia também oferecerá exame de PSA para todos os colaboradores com o objetivo de incentivar os homens a realizar o exame. “Se o exame for realizado pela manhã, o resultado fica pronto já no final do mesmo dia. Se for realizado no período da tarde é preciso aguardar 24 horas, seja SUS, convênios ou particular”, explicou a biomédica Juliana da Silva.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade