Biomédica alerta: câncer de próstata é o segundo com maior incidência no homem

Novembro é um mês dedicado para lembrar que o homem deve redobrar a atenção com os exames de prevenção, especialmente, contra o câncer de próstata. Como afirma a biomédica Juliana Jesus da Silva, responsável técnica pelo Laboratório do Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia, este tipo de câncer é o segundo com maior incidência no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele.
ONDE PROCURAR AJUDA?
O paciente deve procurar o posto de saúde, marcando consulta com um clínico geral, em um primeiro momento, ou um urologista. Lembrando que a partir dos 45 anos é fundamental a realização anual de um checkup. “Se o paciente apresentar algum sintoma, como dificuldade de urinar, ou até mesmo dor, deve procurar um médico antes para fazer um pedido de exames. Mas caso não haja nenhum sintoma relacionado a isso, poderá fazer esse checkup uma vez ao ano”, explica a biomédica.
ORIENTAÇÕES
Para o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado a partir de uma coleta de sangue tradicional, o paciente deverá seguir algumas recomendações: nos três dias que antecedem o exame, não deverá realizar relações sexuais, andar de moto, cavalo, ou realizar esforço físico, nem mesmo frequentar academia. Isso é necessário para que não ocorra alteração no PSA. Seguindo as recomendações, pode então procurar o laboratório para a coleta do exame.
Para pacientes SUS, primeiramente é necessário ir ao Posto de Saúde Central marcar o exame e aguardar a data agendada para ir ao laboratório realizar a coleta. Caso seja particular ou convênio, basta ir ao laboratório seguindo as orientações. O horário de funcionamento é de segunda à sextas-feira, das 7h às 16h, sem fechar ao meio dia.
PREVENÇÃO
Segundo Juliana, atualmente o município não apresenta muitos casos da doença, o que não significa que alerta e a necessidade de prevenção devam ser ignorados. “Muitas vezes o sintoma pode ser uma prostatite, que é a inflamação da próstata, quando ela fica lesionada e aumentada e é quando o homem sente dificuldade para urinar. Por isso, deve ficar atento e procurar o médico no posto do seu bairro, ou o médico da família que vai avaliar e solicitar exames e, se necessário, ele o encaminhará para uma consulta com especialista”, explicou.
AGENDE-SE
No dia 29 de novembro, o médico urologista Raul Guilherme Goulart de Andrade, estará com agenda de atendimento aberta das 13h às 18h para convênios e particulares. Os agendamentos devem ser realizados pelo telefone 3662-7600.
O Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia também oferecerá exame de PSA para todos os colaboradores com o objetivo de incentivar os homens a realizar o exame. “Se o exame for realizado pela manhã, o resultado fica pronto já no final do mesmo dia. Se for realizado no período da tarde é preciso aguardar 24 horas, seja SUS, convênios ou particular”, explicou a biomédica Juliana da Silva.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade