Banrisul tem lucro líquido de R$ 304,0 milhões no 4º trimestre de 2023, com alta de 138,6%

Foto: Joel Vargas/Divulgação

O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 304,0 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 138,6% frente ao trimestre anterior e de 21,0% frente ao quarto trimestre de 2022. Em 2023, o lucro líquido da companhia foi de R$ 871,1 milhões, alta de 11,5% frente ao resultado ajustado do ano de 2022. O desempenho no ano reflete, especialmente, o crescimento da margem financeira, o incremento da carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias.
Os recursos captados constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, e os recursos administrados totalizaram R$ 95,9 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de 9,1% frente a dezembro de 2022, com destaque para os recursos em letras.

CRÉDITO

O Banrisul mantém o direcionamento voltado para a ampliação da carteira de crédito com operações de menor risco, priorizando o estreitamento do relacionamento comercial com seus clientes, bem como a revisão da jornada a fim de garantir melhor experiência.
A carteira de crédito avançou 9,3% no ano, para R$ 53,7 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de R$ 4,5 bilhões frente a dezembro de 2022, influenciado, especialmente, pelo crescimento do crédito rural, crédito imobiliário e crédito comercial.
O crédito imobiliário, que registrou aumento de 16,0% em 2023 na comparação com o mesmo período de 2022, segue como uma carteira estratégica para o Banco, tanto para a fidelização de clientes quanto pelo seu papel relevante no processo de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. O agronegócio segue relevante para a instituição, que oferece linhas de crédito com recursos próprios, repasses de linhas do BNDES e recursos equalizados pelo Tesouro Nacional aos pequenos e médios produtores do Estado. Em dezembro de 2023, a carteira de crédito rural alcançou saldo de R$ 11,3 bilhões, com incremento de 44,2% em 12 meses.

CARTÕES DE CRÉDITO

O Banrisul contava com uma base de 1,1 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de dezembro de 2023. No ano, foram realizadas 99,9 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 9,8 bilhões, respectivamente 7,6% e 10,6% superior ao mesmo período de 2022. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES somaram R$ 669,6 milhões em 2023.

BANRISUL PAGAMENTOS

O lucro líquido da Banrisul Pagamentos em 2023 alcançou R$ 522,9 milhões, crescimento de 39,7% em relação a 2022.
A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou o período com 140,1 mil estabelecimentos credenciados ativos. Em 2023, foram realizadas 510,0 milhões de transações, aumento de 12,6% em 12 meses. O volume financeiro transacionado totalizou R$ 46,5 bilhões, acréscimo de 8,2% frente ao ano de 2022.

BANRISUL SEGURIDADE

A Banrisul Seguridade, que atua no mercado de comercialização de seguros, planos de previdência privada e títulos de capitalização nos canais do Banrisul, por meio de sua subsidiária Banrisul Corretora de Seguros; alcançou lucro líquido de R$ 157,9 milhões em 2023, alta de 4,9% em relação ao ano anterior.
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização atingiu R$ 3,6 bilhões em 2023, aumento de 40,6% em relação a 2022. As receitas totais alcançaram R$ 373,2 milhões, crescimento de 12,2% na mesma comparação.

CANAIS DIGITAIS

Os canais digitais do Banrisul responderam por 83,9% das operações realizadas em 2023, considerando todos os canais disponíveis (digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone). Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App – acessados por meio do aplicativo Banrisul); tiveram, em 2023, 606 milhões de acessos, 11,0% a mais que no ano de 2022, média de 1,7 milhão de acessos diários. O total de operações feitas por meio desses canais cresceu 11,8%, onde a quantidade de transações financeiras foi 20,3% superior e o volume transacionado 5,6% maior, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O app Banrisul evoluiu em 2023 e passou a ofertar novidades em produtos, como a contratação de cotas de consórcio e de seguros de vida, a Tag Banrisul Veloe, que automatiza o pagamento de pedágios e estacionamentos, e o BanriPay – que permite pagamentos por aproximação com Banricompras; e em serviços, como da solicitação de nova via de cartão de débito, de associação e desassociação de contas e o serviço que possibilita contatar a agência de relacionamento ou o gerente de conta de maneira muito mais ágil.

INVESTIMENTO E INOVAÇÃO

Em sua incessante busca por excelência e garantia de segurança da informação, o Banrisul investiu em promover a transformação digital, evoluir sua infraestrutura, desenvolver e adotar ferramentas para aprimorar os serviços oferecidos e proporcionar uma experiência ainda mais completa aos seus clientes. No ano de 2023, o Banco investiu R$ 372,7 milhões em modernização tecnológica, contemplando os investimentos em TI e atendimento ao cliente, e reformas e ampliações.
No final de 2023, teve início o projeto de Modernização do Parque de Equipamentos da Rede de Agências e Direção Geral, que envolveu a aquisição de 10.551 desktops e 941 notebooks para substituição imediata. Essa renovação visa fornecer uma experiência de atendimento ainda mais qualificada e célere aos clientes, com computadores mais ágeis, seguros e com melhor performance, aumentando a produtividade dos trabalhadores e economizando recursos em manutenção e energia elétrica. Para reduzir o impacto ambiental e o risco social, o Banrisul vem reaproveitando os equipamentos quando adequado e realizando o descarte responsável dos materiais eletrônicos obsoletos, em linha com o Programa Sustentare, que trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado, beneficiando entidades por meio da destinação de equipamentos ou mesmo na redução do risco social de públicos vulneráveis.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade