Avançam tratativas para implantação do primeiro HUB de Inovação de Gravataí

O prefeito Luiz Zaffalon, juntamente com a secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia, Selma Fraga, e o secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, participaram, na quarta-feira, 26, de uma reunião com membros do Conselho do Colégio Sinodal e representantes do Tecnosinos, no Prado Bairro-Cidade. O objetivo do encontro foi apresentar ao conselho, a infraestrutura organizacional, as motivações e as oportunidades que a instalação da Incubadora Unitec, na sede da instituição de ensino em Gravataí, trará, não só para o município, mas, também, para os próprios alunos, que crescerão familiarizados e poderão, futuramente, integrar esse ambiente inovador e tecnológico.

Em sua participação, Zaffa destacou a importância da ação conjunta entre os agentes acadêmicos, já consagrados, como o Tecnosinos e o Colégio Sinodal; o poder público e entidades empresariais, como o Prado Bairro-Cidade, em prol do empreendedorismo e da inovação tecnológica em Gravataí. “Temos muito interesse em viabilizar este HUB de inovação por meio dessa parceria, para acelerar o desenvolvimento regional e atrair novos negócios de alto valor agregado”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, foi apresentado o espaço que poderá receber a Unitec, por meio de uma visitação pelas obras do empreendimento. Após, a CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, liderou a apresentação sobre a Unitec, explanando sobre pontos relevantes, como a infraestrutura da incubadora, processo de seleção das Startups, áreas de atuação que serão aceitas, cases de sucesso, vantagens para o município e para as Startups aprovadas.

A partir do que foi exposto na reunião, a secretária Selma Fraga irá traçar os próximos passos a serem seguidos, organizando os investimentos e recursos necessários para a instalação da primeira incubadora de Gravataí. “Após a aprovação do conselho, iremos articular com os parceiros, instituições atuantes na cidade para apresentar um projeto ao prefeito Zaffa”, disse ela, enfatizando que a Unitec em Gravataí, será mais do que uma incubadora, será um mecanismo de inovação na cidade.

Participaram também o diretor-geral do Colégio Sinodal, Ivan Renner, o diretor do Colégio Sinodal Gravataí, Tiago Becker, o engenheiro do Colégio Sinodal, Cristiano Sarmento, o primeiro Presidente Domus Populi – Prado Bairro-Cidade, Carlos Johannpeter, o engenheiro civil do Prado, Fernando Dias, a coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schmidt Schafer, o CEO do Prado Bairro-Cidade, Cláudio Luiz Brueckheimer; o diretor da Domus Sul dos Projetos de SC e RS, Delmar Gentil; o vice-presidente do Ciee e presidente da Sicredi União Metropolitana/RS, Ronaldo Sielichow; a gerente do Sicredi da região de Gravataí, Roberta Cornely; o superintendente executivo do Ciee, Lucas A. S. Baldisserotto; e a coordenadora de projetos SMICT, Franciele de Oliveira.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade