Problemas no atendimento das pessoas que procuram a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social para atualização do Cadastro Único, transferências ou atualizações, devem ser resolvidos ainda este mês, conforme revelou a secretária Gerusa Silveira.
O aumento da demanda se dá em razão da mudança desses valores sobre os quais é de direito do usuário quando atendem os critérios impostos pelo governo federal, que necessita atualizar os dados, além dos atendimentos de novos cadastros e transferências também realizados no setor.
NÚMEROS
Conforme revela Gerusa Silveira, até há pouco tempo, os atendimentos vinham se processando normalmente. Assim, em janeiro houve 103 atualizações, em fevereiro 156 e em março 162.
O que aconteceu é que há poucos dias a gestora máster teve que se afastar devido à problemas de doença na família e o estagiário teve cumprido o seu período, não podendo mais ser contratado.
Revela Gerusa que todo este procedimento por parte do usuário que tem direito ao valor do Governo Federal de R$ 400,00, do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, que incluiu o vale-gás, tem que ser feito em razão dos valores financeiros a serem liberados para as pessoas em vulnerabilidade social que atendem os critérios.
Gerusa afirma que uma servidora de carreira está assumindo aquela função, sendo que um novo estagiário também deverá ser integrado à equipe. Outra exigência do comitê intersetorial do Auxílio Brasil para acompanhamento das pessoas necessitadas, é a de um Assistente Social.
“Nós, avaliamos essa necessidade considerando a importância do mesmo no setor, garantindo um atendimento de maior qualidade e técnico. Para tanto encaminhamos uma solicitação para essa contratação, tendo sido aprovada pelo Legislativo, sendo que em breve um Assistente Social, integrará a equipe”, salienta a secretária Gerusa Silveira.
A secretária espera que até o final deste mês de maio, tudo tenha voltado à normalidade para que as pessoas não tenham mais que esperar por agendamento, aguardando muito tempo para isso.