Assinada a ordem de início da construção da UBS Vila Branca

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na tarde desta segunda-feira (27/6), a ordem de início da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Branca. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção básica à saúde. Com a ampliação do espaço, será possível implantar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) na unidade, projeto, hoje, inviável por conta da estrutura do local. A previsão de entrega da unidade é de 12 meses.

“Isso é cuidar da saúde, e estamos conseguindo mudar a vida da cidade. Essa obra é um exemplo disso, já que vai permitir um posto com uma estrutura moderna e bem equipada”, disse Zaffa. O prefeito ressaltou, ainda, acerca da importância dos investimentos realizados pela prefeitura nas demais secretarias, permitindo que, de acordo com ele, Gravataí seja a melhor cidade do Estado para morar e investir.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova estrutura da unidade, que será construída ao lado da atual, proporcionará a qualificação do atendimento à população. “É um dia muito especial para nós. Vamos poder implementar, além disso, a Estratégia de Saúde da Família na unidade, com quatro equipes, sempre com a lógica de ampliar a cobertura assistencial”, destacou.

Durante sua fala, o secretário ressaltou que essa qualificação permitirá a promoção de mais ações ao redor da comunidade. “Gravataí terá a melhor rede de saúde do Estado, com estruturas de ponta e alto padrão assistencial”, falou. Régis também salientou que o município possui, atualmente, uma das maiores coberturas da Atenção Primária da região metropolitana.

Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, na Atenção Primária, que promove um serviço qualificado aos munícipes, tendo em vista a manutenção para a saúde e a ampliação do acesso à rede SUS. Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses.

Segundo o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a realização de mais um empreendimento se mostra importante à medida que cerca de 80% das situações médicas são resolvidas na Atenção Básica, principal porta de entrada aos serviços de saúde. “Com a evolução para ESF, com essas quatro equipes, será possível o atendimento a 16 mil vidas. Isso mostra que o governo municipal está empenhado em melhorar a saúde da população e tem trabalhado forte para isso”, apontou.

De acordo com o coordenador da UBS Vila Branca, Diogo Preto, a ampliação da unidade, para 524 metros quadrados, possibilitará uma qualificação assistencial à comunidade. “É importante para garantir uma assistência de qualidade para a comunidade, com segurança. E também para o bem estar dos trabalhadores, empenhados, não só agora, mas também durante toda a pandemia e antes da pandemia de covid-19”, enfatizou.

Também estiveram presentes, o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht; o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba; a deputada Patrícia Alba; secretários municipais; vereadores municipais; e servidores da SMS.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade