Um espetáculo de arte e cultura marcou à noite de quarta-feira, dia 1º de dezembro, com duas belíssimas exposições que aconteceram em momentos e lugares distintos.
No saguão da prefeitura, o público pode conhecer dez obras do artista plástico João Pedro Krech, que trouxe a exposição “Entre Homens e Cavalos”. Esta ficará aberta para visitação até o dia 14 de janeiro.
Em seu pronunciamento, João Pedro Krech lembrou que os quadros retratam a importância da equitação gaúcha para a formação cultural, desde as primeiras domas, a caça do gado alçado e as guerras que foram peleadas no lombo do cavalo.
Já o artista visual, Guto Monteiro trouxe a exposição “Tempo, Memória e Ruína”. Em sua fala, Guto Monteiro ressaltou que o objetivo é chamar a atenção para a importância de manter as entidades e fundações vivas e atuantes na preservação da memória do povo, principalmente em relação à cidade e ao patrimônio material e imaterial de seus habitantes.
Nos pronunciamentos, a presidente Rosalva Rocha, falou sobre esse momento especial para o Museu, por poder encerrar o ano com essas exposições, apesar de ter sido fechado temporariamente em 1º de outubro por razões estruturais do prédio. “Mesmo assim, o Museu não parou e atualmente, contando com o apoio da prefeitura como um todo, segue e seguirá o seu papel de pesquisar, divulgar e preservar o legado cultural de Santo Antônio da Patrulha”.
O prefeito Rodrigo Massulo usando da palavra saudou o público presente e enalteceu o espírito e a vontade de todos de manter nossa cultura e arte vivas. “O Museu segue com suas exposições, reuniões, planejamentos e projetos descentralizados que vão até mesmo ao interior resgatar as memórias das pessoas. Fico agradecido de ver tudo isso acontecendo em nossa cidade. Agradeço aos protagonistas da noite, João Pedro e Guto, por emprestarem seus talentos, pois os temas nos levam a algumas reflexões”, disse o Chefe do Executivo Municipal, que finalizou seu discurso agradecendo ao Museu pelo trabalho grandioso e desafiador que tem feito pela cultura e preservação da arte na cidade.
Logo em seguida, num segundo momento, os convidados desceram a escadaria da prefeitura e seguiram até à Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Museu, onde foram coladas, no estilo lambe-lambe, fotográficas impressas e também dizeres e cartazes com QR codes, nos alambrados de MDF (tapumes) onde estão ancoradas as paredes e a área de segurança para pedestres. Aconteceu também a exibição de vídeos que remetem ao tema proposto pelo artista visual Guto Monteiro.
Também prestigiaram as exposições o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o secretário da Cultura, Turismo e Esportes Cristiano Quevedo, a presidente do Grêmio Literário Patrulhense Ana Clara Maciel, a vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Ana Zenaide Gomes Ourique, o guardião do Caminho Gaúcho de Santiago Jaime Müller, o Diretor Financeiro Rudinei Ubirajara dos Santos, o Diretor de Trânsito e Segurança Fabrício Alves; os Vereadores Gabriel Menezes Diedrich e Ezequiel Peixoto Muniz, o Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores Ângelo Jardim e Virgílio Migliavacca, servidor da Secretaria de Estado da Cultura, além do Grupo Sementinha do Artesanato da localidade de Palmeira do Sertão.