Numa cerimônia concorrida, a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, recebeu, nesta segunda-feira, 11, o título de Cidadã Patrulhense, em Sessão Solene na Câmara de Vereadores. A proposição foi feita pelo ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Charlis Santos (MDB), ainda em 2020, mas em função da pandemia e de outros contratempos, só em 2022, a entrega pode ser realizada. O provedor do Grupo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Englert A Mesa Diretora dos trabalhos foi integrada pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, André Selistre, prefeito Rodrigo Massulo, pela ilustre homenageada, Secretária Arita Gilda Hübner Bergmann, pela vereadora Jacira Santos, ex-prefeito gestão 2017/2020 Daiçon Maciel da Silva e sua esposa Aglaé Regina da Silva, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Guilherme Englert. Estavam também presentes, no plenário, Júlia Lopes e Janete Ferri Teixeira da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, os diretores da Santa Casa de Misericórdia Júlio Matos e Ricardo Englert, acompanhados de um grande público também presentes.
Além de Arita, a ex-Primeira Dama e ex-Secretária Adjunta do Estado do Rio Grande do Sul, Aglaé Regina da Silva foi surpreendida com uma homenagem que a emocionou falando sobre o seu amor por Santo Antônio da Patrulha e também agradecendo a ex-colega e amiga de longa data, Arita pela oportunidade de trabalhar pela terra que tanto ama e por todos os municípios gaúchos. Aglaé destacou um pouco do histórico de pioneirismo de Arita na Saúde, que remonta à década de 60 com a implantação de programas importantíssimos como o CAPS, voltado à saúde mental e o PIM – Primeira Infância Melhor.
O prefeito Rodrigo Massulo cumprimentou a secretária e disse não ter palavras para agradecer a dedicação de Arita com Santo Antônio da Patrulha. Lembrou a atuação da secretária, juntamente com Aglaé e toda a equipe na implantação de leitos de UTI Covid no HSAP, no momento mais grave da pandemia, onde muitas vidas foram salvas.
Já o presidente do Legislativo, André Selistre corroborou as palavras do prefeito e destacou o trabalho da secretária Arita, que há muito tempo vem colaborando para a saúde dos patrulhenses. Ele também agradeceu ao ex-colega vereador, Charlis Santos pela importante homenagem à secretária.
O vereador Gabriel Diedrich (MDB), representando o ex-vereador Charlis, leu uma mensagem para Arita, agradecendo e afirmando que seu trabalho à frente da SES jamais será esquecido por Santo Antônio da Patrulha.
A homenageada falou sobre sua relação com o município patrulhense destacando a figura de Aglaé Regina da Silva, que foi sua secretária adjunta, lembrando que foi na gestão do ex-prefeito Daiçon, que trouxe a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para gerir o hospital. Segundo ela, um grande presente para o município. Arita explicou que a escolha da nova instituição que irá gerir o hospital é uma decisão da Administração Municipal e que o Estado contrata os serviços, mas reforçou que a SES estará à disposição para que os patrulhenses recebam o melhor atendimento possível.
O ex-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, gestor no período em que a homenagem foi proposta, agradeceu ao vereador Charlis pela indicação tão necessária, a gestora que “atravessou, sem dúvida, o maior desafio à frente da secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e que tanto tem feito por nossa cidade”. Também agradeceu à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre por ter escolhido Santo Antônio, deixando seu legado para o município, e desejou sorte ao prefeito municipal com a nova gestão que está por vir.
Ao encaminhar o encerramento do ato solene o Presidente André Selistre, em nome do Parlamento Municipal, salientou o agradecimento à Secretária Arita Bergmann, em reconhecimento a sua atuação ímpar, como pedra angular das ações da Secretaria e em prol da saúde pública em nosso Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade