Search
Close this search box.

Alunos das oficinas de teatro vão à estreia de “…E a Tia na Lareira”

Superprodução gaúcha está em cartaz no Teatro Unisinos, em Porto Alegre.

“O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana”, disse o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Assim, os alunos das oficinas de teatro, que são promovidas, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), estiveram no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, para assistir a estreia da peça “…E a Tia na Lareira”, na última quinta-feira (8/9). Os ingressos foram disponibilizados, gratuitamente, pela produtora do espetáculo “Cardápio Cultural”.

“A SMCEL orgulha-se em proporcionar momentos de arte e cultura como este. Disponibilizamos, inclusive, o transporte para que, os alunos das oficinas infantojuvenis da professora Marlise Darmin e as turmas juvenis e GET – Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí da professora Izabel Cristina, pudessem vivenciar essa importante experiência para sua formação”, explicou a diretora de Cultura, Alini Muniz.

Para Izabel Cristina, que é professora, diretora de teatro e técnica superior em Artes Cênicas da SMCEL, o estudo de teatro implica saberes e fazeres diversos. Izabel explicou que se trata de um trabalho contínuo, ratificado na troca de conhecimentos e vivências. “O que proporcionamos aos alunos das oficinas de teatro da SMCEL, ao assistirem um espetáculo teatral, é uma oportunidade prática de aprendizado nas Artes da Cena, o que desencadeará diálogos e proposições de trabalhos dentro das nossas oficinas.”

Marlise Darmin, atriz e professora da Oficina de Teatro Infantojuvenil da SMCEL, contou que esta experiência foi muito positiva. “Proporcionar para as turmas assistirem esta produção, com tamanha qualidade, foi um presente. Muitos jovens ali talvez não pudessem ter essa oportunidade. Apesar de a peça ser de longa duração, aproximadamente duas horas e trinta minutos, eles queriam ficar mais”. Marlise explicou que a experiência de ir ao teatro é uma aula, porque aprende-se muito assistindo. “Os alunos passam a entender todos os processos de uma produção. Na próxima aula iremos analisar toda essa experiência.”

A peça “…E a Tia na Lareira”

A tragicomédia “…E a Tia na Lareira” possui texto de Henrique Cambraia, direção cênica de Jardel Rocha e trilha sonora original de Pedro de Los Santos. Na peça, humor sarcástico, ritmo frenético e texto brilhante evocam questões sociais, que fazem rir e causam espanto. A peça segue em cartaz até domingo, 11 de setembro, no Teatro Unisinos.

“Agradeço muito a acolhida da equipe do espetáculo. Em especial, a produtora Dani Lopes, que disponibilizou os ingressos para que todos nós pudéssemos ir ao teatro. E não éramos poucos. Éramos 57 pessoas. Um salve à Arte e à Cultura!”, disse Izabel Cristina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade