Gravataí implementa primeira escola cívico-militar rural da Região Metropolitana

Escola de ensino fundamental atende quase 400 estudantes entre 6 e 14 anos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Murialdo, de Gravataí, é a primeira instituição cívico-militar rural da Região Metropolitana. Com 373 alunos entre seis e 14 anos, a comunidade escolar decidiu participar da iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O programa apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

A implantação da escola cívico-militar teve 100% de aprovação por parte da comunidade escolar e, hoje, muitos alunos da rede pública já procuram por vagas no local. Em função disso, a Prefeitura está ampliando o local. Serão 11 novas salas de aula, além de banheiros novos, a fim de atender a demanda da comunidade e proporcionar organização e conforto para os estudantes.

Localizada em uma área rural da parada 107, a instituição está finalizando os processos para oferecer atividades agrícolas de forma extracurricular. “Queremos nos tornar referência escolar pelo ensino voltado à inovação e tecnologia, promovendo uma educação conectada e proporcionando aos nossos professores o desenvolvimento integral, a preparação para o exercício da cidadania e a formação necessária para prosseguir nos estudos posteriores”, destaca a secretária de Educação, Magda Ely.

Com a implementação do programa, os alunos serão incentivados a trabalhar com a horta escolar, desenvolvendo o conhecimento sobre o plantio e a alimentação saudável. Também estão em tratativas parcerias para a construção de um biodigestor, com a finalidade de reciclagem de resíduos da cozinha e da horta escolar. “Estamos ainda criando meios para o uso de cisternas no aproveitamento da água da chuva para limpeza e manutenção da horta em época de seca”, acrescenta Magda.

Com a parceria da Brigada Militar do município, está em andamento o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), e o projeto Cidadão – Valores e Civismo, com o objetivo de trabalhar princípios como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito. “Sei da transformação que uma escola cívico-militar pode fazer na vida de nossas crianças e jovens porque sou formado por uma instituição desse tipo. Acredito que disciplina, comprometimento e respeito são valores que, cada vez mais, a nossa sociedade necessita”, frisa o prefeito Luiz Zaffalon, lembrando que a implementação era uma promessa de campanha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade