Alceu Moreira recebe medalha de Deputado Emérito do Legislativo Riograndense

Em sessão solene o ex-deputado estadual, ex-presidente da ALRS e atual deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) recebeu a Medalha Deputado Emérito referente ao ano de 2020. A proposição foi do deputado Edson Brum (MDB), que ocupa a pasta da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e reassumiu o mandato parlamentar hoje para poder prestar a homenagem. Autoridades, familiares e colegas partidários de Alceu Moreira prestigiaram a solenidade no Plenário 20 de Setembro.
PRONUNCIAMENTOS
Edson Brum dividiu com a bancada do MDB a proposição da homenagem. Destacando a conduta pessoal, profissional, social, partidária e política de Alceu Moreira, citou a honra, a moral, a virtude, a decência, a justiça, a bondade, a honestidade e a coragem como características do deputado federal. “Sua caminhada pessoal desde a infância foi marcada pelo respeito aos princípios que devem ser seguidos por todos nós. Ainda que de origem muito humilde, onde a falta de meios poderia servir de cenário para uma vida infrutífera, foi bem ao contrário: cresceu e prosperou”, afirmou.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
O proponente da distinção também falou da trajetória política de Alceu Moreira, desde sua filiação ao MDB em 1980 até os cargos eletivos que desempenhou a partir de então. “Isso nos dá razões de sobra para reconhecer não somente a sua vitoriosa caminhada política, mas especialmente a forma com que desempenhou tantos cargos, a maioria deles, no campo político, pelo voto das urnas”, detalhou. Edson Brum ainda citou a luta que o homenageado vem travando para defender o setor primário na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional.
A PALAVRA DO HOMENAGEADO
Alceu Moreira fez questão de cumprimentar e falar de cada uma das autoridades, colegas da política e assessores que prestigiaram a solenidade. “É impossível fazer vida pública sem equipe. Tenho muito gratidão por todos aqueles que estão e caminharam comigo”, afirmou. O deputado fez um agradecimento especial para sua família pelo companheirismo, aconselhamento e tolerância ao longo de sua trajetória política. Dirigindo-se ao proponente da distinção, destacou a longa amizade que tem com Edson Brum, lembrando que ambos têm temperamentos semelhantes e a disposição de andar por todos os cantos do RS.
O homenageado lembrou do período que presidiu a Assembleia gaúcha, em 2008, e criou o movimento Sociedade Convergente. “Naquela época, existia no exercício político, muito parecido com hoje, a vontade de exercitar a política pela discordância, sempre ficar no extremo, fazer o combate frontal, dizer que tudo está errado para desconstrução do outro. E mesmo então já dizíamos que o RS não cresce assim”, destacou. Avaliou que, atualmente, o ambiente na ALRS já mudou, com os parlamentares podendo conversar mesmo discordando, o que ainda não ocorre em Brasília. “Quando se faz o debate político sem a busca da convergência, esse ambiente se torna inóspito”, lamentou.
AGROPECUÁRIA
Alceu Moreira ainda falou do trabalho que realizou na Frente Parlamentar da Agropecuária e disse que hoje, aos 67 anos de idade, perdeu o direito ao ego e à vaidade, estando disponível para qualquer função que seu partido e a sociedade necessitarem para a transformação. “Se é para continuar como deputado federal, será com muito prazer que vou continuar, correndo desesperado por aqueles corredores, buscando solução em todos os cantos. Se é para ser governador do meu estado, estarei à disposição com muito prazer. E se não é para nada, se eu tenho que voltar para minha família, também vai ser extremamente prazeroso”, enfatizou. Por fim, agradeceu a todos os deputados da ALRS pela distinção a ele concedida.
PRESIDENTE
Ao encerrar a sessão solene, o presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), ressaltou que o título concedido a Alceu Moreira é o mais honroso concedido pela Assembleia Legislativa, já que apenas um ex-deputado por ano é destacado. O parlamentar falou de sua relação de amizade com o homenageado e da grande admiração que tem pelo trabalho que o deputado federal realiza. “Em nome de todos os 55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul, em nome das 17 bancadas que compõem esta Casa, de várias linhas ideológicas diferentes, somando-se à proponência do deputado Edson Brum, nós também subscrevemos este ato de concessão do título de Deputado Emérito da Assembleia Legislativa do RS à vossa excelência. Parabéns”, finalizou.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade